gaudí
bARCELONA
1900
Uma exposição pouco convencional
Para entender a densidade da obra de Gaudí é preciso entender o contexto cultural que ele viveu e como isso repercutiu em sua criação. A exposição Gaudí, Barcelona 1900, que abre ao público neste sábado, 27 de agosto, e segue até 30 de outubro, é inventiva porque leva para dentro de Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) o universo artístico de Barcelona na virada do século 20, então uma das mais prósperas cidades do Mediterrâneo, com obras de artistas que simbolizaram o luxo burguês do modernismo catalão.
É inventiva também porque apresenta detalhes a partir da perspectiva de dentro do olhar do arquiteto. Já que não seria possível, claro, transportar para o Brasil um prédio inteiro, os curadores Raimon Ramis e Pepe Serra Villalba optaram por mostrar detalhes (para Gaudí, maçanetas das portas e detalhes ínfimos da mobília eram tão importantes quanto a fachada) e o processo de criação dele. Esses trabalhos somam 71 peças, dos quais 46 são maquetes (quatro em escalas monumentais) e 25 objetos e mobiliário.
Parte desse acervo veio de navio e
outra parte de avião.
A exposição é dividida em etapas não cronológicas: o modernismo catalão; Gaudí como criador e observador das formas da natureza, com móveis desenhados por ele; e finalmente o processo construtivo a partir das maquetes e estudos volumétricos. A imensa paleta de cores, tão evidente quando se visita in loco as edificações de Gaudí, não aparece tanto. O branco do gesso das miniaturas sugere que o visitante use a imaginação a partir, por que não, do próprio ponto de vista do criador.
Florianópolis é a primeira cidade do Brasil a receber a exposição. Depois, a mostra segue para São Paulo e Brasília. A vinda das obras é graças à parceria do Masc com o Instituto Tomie Ohtake, que no ano passado trouxe para a cidade exposição inédita de outro ilustre catalão, Joan Miró (1893-1983). Tem o patrocínio da Arteris e apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
– Essa exposição é diferente, porque vai trazer um público acadêmico e interessado em engenharia e arquitetura. Tem relevância para arquitetos que estão se formando, afinal são eles que também influenciam no espaço urbano – diz a presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin.
Pelo governo do Estado, foram investidos pelo menos R$ 500 mil em segurança, custos de manutenção e melhoria nas instalações do Masc e contratação de uma equipe de
arte-educadores para atuarem como guias.
Se no ano passado o público pôde conhecer
a diversidade de formas e tonalidades de
Miró, desta vez a experiência será diferente.
No lugar de quadros e cores, será uma
imersão no universo criativo e racional
de um gênio da arquitetura.
GUIE-SE PELO
MUNDO DE GAUDÍ
Veja alguns dos destaques do que você vai encontrar na exposição Gaudí, Barcelona 1900
A virada do século,
a burguesia e
as artes
O Masc cedeu sua área de exposição permanente para que fossem apresentadas 42 obras, entre pinturas e objetos decorativos, feitos por artistas e artesãos da Catalunha. Esses trabalhos são como uma “fotografia” da época de Gaudí.
O modernismo catalão e o luxo
A burguesia de Barcelona ostenta poder financiando a cultura. Já nas artes, artistas não pintam segundo o “real”, mas segundo a própria percepção. Artesãos passam a ter status de artistas. Há mudança do contexto cultural e também da cultura visual. É o modernismo catalão a serviço do luxo. O mobiliário exposto nesta seção sugere o tom da burguesia da época. Junto a elas, telas de Isidre Nonell (1872-1911), pintor que traz o conceito de efêmero e retrata não o luxo, mas a pobreza e o conceito de efemeridade.
O belo é o útil
Gaudí propõe, sem saber, um modelo de fazer novo e acredita que o belo está associado ao uso. Nessa área, estão expostas cadeiras ergonômicas, que se adequam às curvas do corpo humano. Tem também portas de armários originais da Casa Batlló, puxadores e maçanetas.
Testes
A exposição mostra como eram os estudos de Gaudí. Embora intuitivo, era bom matemático e por isso suas obras tinham tanta precisão. Há exemplos de testes da curva catenária, que ele aplica na Sagrada Família. Ele colocava cordas em suspensão e as submetia a pesos. Com isso, consegue as curvaturas internas da igreja, só que invertidas.
Sagrada Família
O Templo Expiatório da Sagrada Família é a obra mais emblemática de Gaudí. A obra começou em 1883 e tinha previsão de término para 1926, quando se completam 100 anos da morte do arquiteto. Foi o projeto a que mais se dedicou. A exposição mostra perspectivas dessa obra-prima: maquetes, miniaturas das torres, uma reprodução da nave (cobertura) e estudos das colunas de duplo giro, que imitam o tronco de uma árvore.
AGENDE-SE
Exposição Gaudí,
Barcelona 1900
Quando: de 27 de agosto a 30 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Onde: Museu de Arte de Santa Catarina, no CIC (Avenida Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis)
Quanto: R$ 10 / R$ 5 (meia). Entrada gratuita às terças-feiras. Venda na bilheteria do Teatro Ademir Rosa, no CIC. Grupos de escolas públicas e projetos sociais terão entrada gratuita mediante agendamento.
Como será a venda
de ingressos
Onde: bilheteria do Teatro Ademir Rosa, no CIC
Horário bilheteria: segundas e terças, das 13h às 20h (só venda antecipada), e de quarta a domingo, das 9h45min às 20h (antecipada ou para o mesmo dia)
Retirada ingresso gratuito: terças, das 9h45 às 20h, para visitação imediata – máximo de dois ingressos por pessoa
Agendamento: segunda a sexta, das 14h às 17h, exclusivamente pelo telefone (48) 3664-2633
Visitas mediadas: para grupos com no mínimo 15 e no máximo 20 pessoas, pelo telefone (48) 3664-2633. As visitas mediadas ocorrem de quarta a sábado. Às terças e domingos não há mediação.
Passeio virtual
por Barcelona
Quem visitar a exposição nos dias 27 e 28 de agosto e entre 1º e 4 de setembro terá a experiência de transitar virtualmente pelas ruas de Barcelona. Uma ação promovida pela Arteris, patrocinadora da mostra, propõe sessões interativas com óculos de realidade virtual dentro de um ônibus.
O veículo circulará por Florianópolis, mas os passageiros vivenciarão Barcelona e os edifícios históricos projetados por Gaudí e outros pontos turísticos que fazem referência ao artista. Serão seis sessões gratuitas com duração de 15 minutos por dia. As vagas limitadas são militadas em 40 lugares por ônibus e a entrada é por ordem de chegada.