título do Campeonato Catarinense de 2016 é a coroação
de uma Chapecoense bem administrada fora de campo e
que aos poucos vem colhendo os frutos dessa organização
nos gramados. O Verdão do Oeste vem desbravando e conquistando a simpatia do Brasil desde que fez uma campanha surpreendente na Série B de 2013. O sucesso em campos nacionais não diminuiu a obsessão da diretoria da Chape em reconquistar o título do Estadual.
Pois é inegável que o título ficou nas mãos da melhor equipe de Santa Catarina. Desde a primeira rodada, o time do técnico Guto Ferreira mostrou força e vontade para ficar com a taça. O Verdão ficou invicto por 15 jogos e por um momento esteve perto da conquista do título antecipado.
Na decisão contra o Joinville, a Chapecoense mostrou seu real valor. Quando todos acreditavam que a parte psicológica poderia prejudicar a equipe, por causa dos maus resultados das últimas três rodadas do returno, o Verdão mostrou porque é o melhor de SC. Guto Ferreira mudou a forma de jogar e, com opções que tinha no elenco, montou um time que não deixou o JEC sonhar com a taça.
Ao chegar ao quinto título do Estadual, o Verdão se iguala ao Metropol — time de Criciúma que foi o melhor do Estado nos anos 60 — e mostra que uma equipe quando bem administrada fora das quatro linhas pode trazer resultados perenes também nos gramados.
O