Um ícone do DESENVOLVIMENTO

da região

Com uma passadinha rápida pela Avenida Paulo Lauda é possível perceber uma das principais características da Tancredo Neves: o forte desenvolvimento do comércio local.

 

Um levantamento de fevereiro de 2014 feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Santa Maria apontou que, só na Paulo Lauda, há 140 estabelecimentos comerciais. O mix de lojas é bem amplo: salões de beleza, academias de ginástica, lojas de confecções, farmácias, agropecuárias e clínicas odontológicas.

 

_ A Tancredo Neves é o centro comercial da região oeste de Santa Maria. O bairro acabou se estruturando em função disso. Moradores de bairros vizinhos vêm fazer compras aqui por ser mais perto e ter quase a mesma oferta que o Centro. E, além do deslocamento ser mais em conta, o preço muitas vezes é melhor _ diz João Maurício Santos, 40 anos, morador do bairro desde 1991.

 

A localização (na divisa com as BRs 158 e 287) é considerada estratégica. Os moradores acreditam que ela ajudou no grande fluxo de veículos no local e forçou uma melhor infraestrutura da ruas e na pavimentações do bairro e arredores.

 

_ Hoje temos o comércio forte, temos agência bancária, farmácias, papelaria, livraria, cybercafé, lotéricas, supermercados, posto de saúde, colégios... fora o nosso Centro Comercial. Nós temos tudo. A nossa comunidade tem muito do que se orgulhar _ aponta o presidente da associação comunitária do bairro, Gilson Cavalheiro dos Santos, 59 anos.

 

"Hoje temos o comércio forte, temos agência bancária, farmácias, papelaria, livraria, cybercafé, lotéricas, supermercados, posto de saúde, colégios... fora o nosso Centro Comercial. Nós temos tudo. A nossa comunidade tem muito do que se orgulhar."

O cabelereiro Paulo Renato Pereira, 60 anos, foi um dos que acreditaram no forte potencial do bairro na época em que ele estava de formando. Há 28 anos, ele trabalha no Centro Comercial da Tancredo Neves, que abriga 58 lojas. O negócio começou meio tímido, com apenas cinco funcionários (todos irmãos). Hoje, o local dobrou de tamanho e já são 12 pessoas trabalhando no salão.

 

_ Sou cabeleireiro há 40 anos, e quando o bairro surgiu, apostei nele, como muitos. Comecei com uma cadeira só. Não troco a Tancredo Neves por lugar nenhum, nem por São Paulo. Quando apostamos naquilo que queremos e batalhamos, dá certo. Não tenho do que me queixar, só a agradecer a clientela pela oportunidade que nos deram e por nos receber. Quando eu comecei, só tinham 3 lojas aqui. Depois, o centro comercial foi expandido e, além de ter opções para as pessoas, gera muito emprego para os moradores _ conta.

 

A população também aguarda ansiosa pela inauguração do hospital regional de Santa Maria, localizado no bairro Pinheiro Machado, vizinho da Tancredo Neves. Os moradores acreditam que o novo empreendimento, que começou a ser construído ainda em 2010, deve valorizar ainda mais a região, com a construção de novos prédios e casas e com a possibilidade da instalação de novas lojas e marcas de nomes fortes no mercado, fatores que contribuem ainda mais para o desenvolvimento da economia local. Por conta disso, assim como Camobi, a Tancredo Neves é considerada uma cidade à parte pela facilidade e oferta de produtos e serviços.

Tancredo Neves

em dados

Passe o mouse em cima dos quadros brancos para ver as informações

Vista da Cohab Tancredo Neves no final da década de 1980

www.diariosm.com.br