Notícias

WTTC  | 15/05/2009 11h57min

PIB do setor turístico de SC vai dobrar em 10 anos

Indústria representa 12,5% do PIB do Estado, o equivalente a US$ 6,4 bilhões

A indústria do turismo catarinense representa 12,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, o equivalente a US$ 6,4 bilhões, e deve dobrar de tamanho nos próximos 10 anos. Essa é a principal constatação do estudo sobre o impacto econômico do setor, apresentado pelo Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC) na abertura do congresso, nesta quinta-feira.

O relatório aponta que o segmento gera 500 mil empregos no Estado, 11,9% do total, e que este número deve chegar a 696 mil em 2019.

O relatório, que custou US$ 200 mil e foi bancado por patrocinadores, será um importante argumento na hora em que o Estado tratar com investidores internacionais ou discutir infraestrutura com o poder público. A metodologia utilizada é a aplicada pela Oxford Economics.

O presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten, enfatizou que, apesar do potencial indiscutível, grande parte da região ainda é inexplorada. 

— Santa Catarina deve ser um dos maiores segredos turísticos, porque poucas pessoas fora da América Latina, e até mesmo do Brasil, sabem da sua incrível diversidade de paisagens, culturas e pessoas — observou.

Geoffrey Kent, chairman do WTTC e presidente e CEO da Abercrombie & Kent, grupo voltado ao turismo de luxo, explicou que é a primeira vez que a entidade, em parceria com a Oxford Economics, mede a contribuição do turismo para um único Estado do Brasil ou da América Latina.

— Apesar de a previsão ser positiva, temos muito a fazer. A concorrência internacional é acirrada, portanto todas as partes interessadas deverão fazer um esforço conjunto para chegar a esse cenário — alertou Baumgarten.

Para o presidente do WTTC, o governo e os parceiros públicos e privados devem garantir que o desenvolvimento do setor turístico seja sustentável, atingindo um equilíbrio saudável entre as necessidades empresariais, a proteção de recursos naturais e o bem-estar da população. 

— Esperamos que o relatório seja o catalisador para incentivar a indústria e o governo a trabalharem em conjunto para garantir as condições necessárias para atingir esse cenário.

Necessidade de investimentos

No relatório, o WTTC destaca o fato de que Santa Catarina é conhecida principalmente por suas praias. Mas a região também conta com outras atrações que podem ter o mesmo apelo. Segundo o documento, o governo do Estado precisa melhorar a educação, avançar a prosperidade econômica, criar oportunidades inovadoras e manter um ambiente seguro e saudável.

Em termos de potencial de investimento, nos últimos 20 anos o desenvolvimento do turismo do Estado foi principalmente direcionado para o mercado doméstico. Países vizinhos e de outras regiões da América do Sul buscam os mesmos produtos: acomodação simples para relaxar nas praias. Isso mostra que houve pouca necessidade de investimento em produtos e serviços mais sofisticados.

— Este cenário deve mudar se SC decidir concentrar seus esforços na captação de recursos internacionais — disse Geoffrey Kent.

DIÁRIO CATARINENSE
Eraldo Schnaider, Especial  / 

Em 2008, mais de 590 mil pessoas participaram da Oktoberfest, um dos eventos mais populares do Brasil
Foto:  Eraldo Schnaider, Especial


Navegue pelo site especial do WTTC
Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

08/05/2009 14h50min
Presidente Lula confirma participação no Congresso do WTTC em Florianópolis
03/05/2009 22h11min
Coletiva apresenta congresso do WTTC
01/05/2009 00h04min
Congresso do WTTC é apresentado em São Paulo
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.