clicRBS
Nova busca - outros

Histórico

Das discussões entre um grupo de executivos da indústria do turismo no final dos anos 1980 surgiu a consciência de que, embora a indústria do turismo fosse a maior indústria do mundo e aquela que mais cria empregos, ninguém estava bem ciente disso. Até então, não existiam dados e nem mesmo vozes de peso para divulgar essa ideia para os políticos e, acreditavam os líderes, por isso a indústria era considerada frívola e não-essencial.

O WTTC foi criado em 1990 por James Robinson III, então executivo da American Express, e Geoffrey Lipman (Organização Mundial de Turismo). Em 1991, ocorreu a primeira reunião anual, na qual foi formado um conselho com 32 membros.

As principais metas traçadas nas primeiras reuniões eram promover o reconhecimento em relação à contribuição da indústria do turismo para a economia, expandir o mercado em harmonia com o meio ambiente e reduzir as barreiras ao crescimento.

Em 1993, quando Bob Burns (fundador do rede internacional Regent Hoteis) tornou-se presidente, existiam 68 membros. A criação da Conta Satélite do Turismo (TSA, na sigla em inglês) ofereceu aos membros a possibilidade de mostrar a importância do turismo em números concretos já que mede com detalhes toda a movimentação econômica e social que a atividade envolve. Em 1999, o TSA foi reconhecido pelas Nações Unidas na Conferência Mundial para Medir o Impacto do Turismo na Economia. Hoje, o WTTC em parceria com a Oxford Economic Forecasting produz previsões anuais para mais de 170 países e dirige estudos para um número crescente de países e regiões a cada ano.

Nos anos 1990 o WTTC também lançou o Planeta Verde (Green Globe), um programa de conscientização ambiental provendo ações práticas para as companhias de turismo. Em 1997, o número de membros chegou a marca dos 100. No mesmo ano, foi estimado que mais de 100 milhões de empregos seriam criados na área na próxima década.

De 1999 a 2001 foi divulgado o WTTC Programa América Latina. Nesse período, a entidade divulgou a importância da indústria na Argentina, Brasil, Equador e Peru. No ano 2000, depois de 10 anos como presidente, Geoffrey Lipman cedeu lugar a Jean-Claude Baumgarten, atual representante, que teve mais de 25 anos de experiência no setor aéreo, boa parte como gerente da Air France. A primeira cúpula do Conselho aberta para a mídia mundial foi realizada em 2003 em Vilamouro, Portugal, com o tema Construindo o Novo Turismo.

As duas cúpulas seguintes, em Doha, no Qatar, e New Delhi, na Índia, desenvolveram o evento como o principal do calendário da indústria do turismo. O revolucionário formato circular dos paineis, concebido pelo WTTC, utiliza representantes da mídia como moderadores e facilitadores das discussões.

Retrospectiva
Os endereços das últimas oito cúpulas refletem o caráter internacional do evento e a presença do WTTC em diferentes regiões do mundo.

Dubai, Emirados Árabes (2008)
Lisboa, Portugal (2007)
Washington, Estados Unidos (2006)
New Delhi, India (2005)
Doha, Catar (2004)
Vilamoura, Portugal (2003)
Paris, França (2002)
Vancouver, Canadá (2001)
Dubai, Emirados Árabes
A oitava cúpula do WTTC ocorreu em Dubai, nos Emirados Árabes, e teve como anfitrião Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes e governante de Dubai. Atraiu mais de 1,3 mil políticos, líderes da indúustria e profissionais de midia, ultrapassando um recorde de participação. Sob o tema Cidadãos do Mundo, as discussões estiveram focadas em questões sobre como equilibrar as necessidades do negócio com fatores culturais, sociais e ambientais.
Lisboa, Portugal
Quebrando Barreiras - Gerenciando o Crescimento foi o tópico escolhido para guiar as discussões da conferência em Lisboa. Durante o debate, também foi dado especial enfoque às alterações climáticas, ao crescimento acelerado do turismo e ao impacto desta indústria e desse crescimento no meio. A sétima edição do WTTC reuniu mais de 700 participantes, além de reunir as 100 maiores empresas internacionais dos setores das viagens e do turismo.
Washington, Estados Unidos
Com o tema Cabeça Aberta, Mundo Aberto, o encontro em Washington ocorreu em abril de 2006 nos Estados Unidos e discutiu, entre outros asuntos, o papel dos poderes público e privado na área do turismo.
New Delhi, Índia
India, país com um dos maiores potenciais de crescimento turístico do mundo, foi o país anfitrião da cúpula de 2005 que teve o tema Percebendo o Potencial. A questão das parcerias entre poderes público e privado também ocupou a pauta de discussões de um dos paineis.
Doha, Catar
Mais de 600 líderes de 60 países compareceram ao evento no Estado Qatar, na Ásia. Conduzindo a Mudança foi o tema que guiou as discussões da quarta cúpula do WTTC.
Vilamoura, Portugal
A primeira edição da cúpula que foi aberta à mídia e amplamente divulgada foi realizada na região do Algarve, em Portugal e teve como o tema Construindo o Novo Turismo.
Paris, França
Com o tema Em Direção a uma Nova Ordem, o congresso do WTTC foi realizado na capital francesa, o terceiro mais importante destino turístico do mundo, atrás apenas de Londres e Bancoc.
Vancouver, Canadá
O primeiro congresso nasceu em 2001, na cidade onde o WTTC mantém os seus centros de Recursos Humanos e de Política Fiscal. Vancouver será sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010.
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.