Notícias

Semana Farroupilha  | 22/09/2008 07h02min

Festa já deixa saudade

Melhorias na infra-estrutura do parque de rodeios, segundo a 25ª Região Tradicionalista, tornaram a Semana Farroupilha melhor e mais disputada, com aumento de laçadores inscritos nas provas em relação ao ano passado. Com mais condições, tradicionalistas querem aumentar realização de torneios na cidade.

Caxias do Sul - Pelo menos 4 mil laçadores, 16 mil armadas, público de 230 mil visitantes, participação de 40 grupos artísticos. Os números ainda não são oficiais, mas são suficientes para a comissão organizadora da Semana Farroupilha deste ano, encerrada ontem, comemorar.

O maior incremento foi registrado na área campeira, segundo o coordenador da 25ª Região Tradicionalista, Jó Arse. Em algumas modalidades, como laço pai e filho, o número de inscrições cresceu de 170 em 2007 para 282 em 2008. Na modalidade duplas, foram mais inscrições: de 220 no ano passado, saltou para 360 nesta edição.

A nova cancha de laço, apesar de ainda não estar 100% concluída, e a melhoria na infra-estrutura geral da Semana Farroupilha são apontados como principais motivos para o crescimento da festa nos pavilhões.

- Só não erra quem não faz. Sabemos que ainda há ajustes tanto na parte do comércio quanto na área de alimentação, devido à quantidade de público, mas são questões que devem ser pensadas já para a próxima edição - afirma Arse, que não pretende continuar à frente da entidade após o término de seu mandato, no final do ano.

Apesar de a composição da nova diretoria da 25ª RT e comissão organizadora da Semana Farroupilha 2009 ser ainda uma incógnita, o atual vice-coordenador, Rubens Tisott, destaca que a partir de agora a cidade terá condições de sediar mais torneios de laço, em função da nova estrutura. Uma dessas possibilidades seria uma festa campeira estadual.

- Acredito que quem assumir só deva consolidar o que esta diretoria esteja fazendo - completa Tisott.

Clima - O tempo não ajudou muito a Semana Farroupilha deste ano. Primeiro, as fortes chuvas ajudaram a atrasar a conclusão das obras na nova cancha, fazendo com que a organização tivesse de improvisar estruturas de lona para abrigar narradores e comissão julgadora. Até a abertura das competições campeiras precisou ser adiada de sexta para sábado, dia 13, em função do mau tempo. No restante dos dias, o sol e o tempo firme ajudaram a secar o lodo formado no acesso às arquibancadas da cancha e facilitou entradas e saídas dos acampamentos.

O frio e o tempo nublado voltaram a aparecer neste final de semana. Com o vento gelado soprando, vestir casacos e agasalhos pesados foi quase obrigatório para quem escolheu os pavilhões como opção de lazer sábado e domingo.

( eiane.debrum@jornalpioneiro.com.br / joao.machado@jornalpioneiro.com.br )

ELIANE DE BRUM E JOÃO HENRIQUE MACHADO
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.