Notícias

 | 15/01/2008 05h59min

Uribe volta a dizer que Farc são terroristas

Presidente colombiano recebeu carta de Sarkozy apoiando solução para situação dos reféns

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) são um grupo "terrorista" que "seqüestra, recruta e maltrata" a população civil, reafirmou na Guatemala o presidente colombiano, Álvaro Uribe. Uribe, que foi à posse do novo presidente da Guatemala, Álvaro Colom, respondeu assim à iniciativa do governante da Venezuela, Hugo Chávez, de reconhecer o caráter de insurgente da guerrilha.

Em nenhum momento o colombiano mencionou a proposta de Chávez, que recentemente intermediou na libertação de duas reféns das Farc, Clara Rojas e Consuelo González. Mas ressaltou que "o aspecto humanitário não pode excluir a segurança". A Colômbia defende "a democracia, não a ditadura" e espera o apoio da comunidade internacional e a rejeição a todos os grupos violentos, declarou.

Uribe falou à imprensa depois de se reunir a portas fechadas com a secretária de Estado de Relações Exteriores da França, Rama Yade. Ela entregou ao governante colombiano uma carta do presidente francês, Nicolas Sarkozy, que demonstrou seu interesse de resolver a situação dos seqüestrados pelas Farc. Entre os reféns está a política colombiana de origem francesa Ingrid Betancourt.

Yade declarou anteriormente que aproveitou sua viagem à Guatemala para promover a "gestão humanitária" do governo francês a favor dos reféns.

— No momento em que a paz avançar, eu seria o primeiro a deixar de chamar as Farc de terroristas e pedir ao mundo que fizesse isso como uma contribuição à paz — afirmou Uribe.

Segundo o governante colombiano, as Farc "seqüestram, recrutam e maltratam a população civil, atentam contra mulheres grávidas, contra idosos e menores e lançam bombas" indiscriminadamente. Além disso, lembrou, o tráfico de drogas é o "principal sustento de sua atividade violenta". O único caminho de encontro com a guerrilha, acrescentou, é com a intermediação da Igreja.

EFE

Comente esta matéria

Mais Notícias

Semana Farroupilha  30/09/2008 18h25min
Prefeitura de Porto Alegre avalia estragos em parque após Acampamento
Semana Farroupilha  22/09/2008 07h02min
Festa já deixa saudade
Semana Farroupilha  22/09/2008 07h00min
Símbolos do amor pelo pago
Semana Farroupilha  20/09/2008 17h38min
Atores globais participam de Desfile Farroupilha em Bagé
Semana Farroupilha  20/09/2008 15h08min
Ela é a gauchinha
Semana Farroupilha  20/09/2008 15h06min
O orgulho de ser gaúcha
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.