Notícias

 | 12/11/2007 07h25min

Lula diz que país trabalha pela independência na produção de gás

Presidente reconheceu que, atualmente, o Brasil depende do produto boliviano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, em seu programa de rádio Café com o Presidente, que o país trabalha para ser independente na produção de gás.

— Estamos trabalhando com a certeza de que, logo, logo, o Brasil também será independente na questão da produção de gás — afirmou.

Lula reconheceu que, atualmente, o Brasil depende do gás da Bolívia e, por isso, segundo ele, é preciso fazer investimento no país vizinho.

— O Brasil hoje depende do gás da Bolívia, a Argentina depende do gás da Bolívia, o Chile depende do gás da Bolívia e nós precisamos fazer investimento na Bolívia para que a gente possa produzir mais para atender o mercado interno da Bolívia, o mercado interno brasileiro, o mercado argentino e o mercado chileno. Agora, além disso, a Petrobras está investindo muito aqui dentro — disse.

Segundo o presidente, a Petrobras não vai optar por restringir os investimentos.

— A Petrobras não vai fazer uma opção de investir aqui ou ali, ela vai investir aonde puder investir para que a gente possa dar tranqüilidade à sociedade brasileira. Num primeiro momento, o gás tem prioridade para termelétrica. Ou seja, quando os lagos que produzem energia elétrica tiverem num nível muito baixo, nós acionaremos imediatamente as termelétricas-gás. Num segundo momento, a Petrobras precisa atender às suas próprias necessidades porque ela precisa reinjetar gás para tirar petróleo. Aí, depois, ela pode oferecer para as indústrias, oferecer para os carros, oferecer para quem quiser — afirmou Lula.

No final de outubro, a Petrobras limitou o fornecimento de gás natural a distribuidoras dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com a estatal, há mais de um ano, as empresas retiravam combustível além do previsto nos contratos. Segundo a companhia, a redução da entrega foi necessária para atender aos demais contratos e garantir a geração de energia elétrica das usinas a gás natural, conforme termo de compromisso assinado pela estatal com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em maio deste ano.

AGÊNCIA BRASIL

Comente esta matéria

Mais Notícias

Semana Farroupilha  30/09/2008 18h25min
Prefeitura de Porto Alegre avalia estragos em parque após Acampamento
Semana Farroupilha  22/09/2008 07h02min
Festa já deixa saudade
Semana Farroupilha  22/09/2008 07h00min
Símbolos do amor pelo pago
Semana Farroupilha  20/09/2008 17h38min
Atores globais participam de Desfile Farroupilha em Bagé
Semana Farroupilha  20/09/2008 15h08min
Ela é a gauchinha
Semana Farroupilha  20/09/2008 15h06min
O orgulho de ser gaúcha
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.