Notícias

 | 09/02/2007 16h27min

Presença do vírus H5N1 em aldeia turca é confirmada

País está na rota de migração de aves silvestres

As autoridades turcas confirmaram hoje a presença do vírus H5N1, o mais perigoso da gripe aviária para o ser humano, nas amostras de laboratório das 170 aves que morreram em Bogazkoy, aldeia da província de Batman.

O Ministério de Agricultura turco confirmou na quinta o foco de gripe aviária na aldeia, declarada em quarentena, e hoje informou que essa medida de precaução foi ampliada a outras três localidades próximas.

O tipo de vírus foi identificado hoje pelo Centro de Pesquisa e Controle Veterinário da província de Elazig. Depois o Ministério da Saúde enviou funcionários e especialistas à região.

Quatro crianças de Bogazkoy foram hospitalizadas, mas as primeiras provas de sangue recolhidas não revelam que foram infectados pelo vírus.

Após fazer controles na região, as equipes do Ministério da Saúde declararam que não havia seres humanos infectados pelo vírus.

As autoridades instalaram controles na entrada das quatro localidades afetadas, após proibir todo tipo de trânsito de animais para ou a partir das aldeias. Ao mesmo tempo, ordenaram a desinfecção do lago Kirkat, situado em suas imediações.

Segundo o canal de televisão "NTV", após sacrificar todas as aves de granja em Bogazkoy, esta noite a operação será repetida nas outras três aldeias.

O ministro da Saúde turco, Recep Akdag, lembrou que o país está na rota de migração das aves silvestres e que, por isso, a cada ano sofre o risco de ter uma epidemia de gripe aviária.

– Devemos ser cuidadosos e, especialmente, manter nossas crianças afastadas das aves – ressaltou.

A gripe aviária foi detectada pela primeira vez na Turquia em 2005 e se tornou uma epidemia no inverno de 2006, quando a doença se expandiu a 87 localidades de 28 províncias do país.

No ano passado, mais de três milhões de frangos foram sacrificados na Turquia para combater a doença. Vinte e uma pessoas adoeceram e quatro crianças morreram.

EFE

Mais Notícias

Semana Farroupilha  30/09/2008 18h25min
Prefeitura de Porto Alegre avalia estragos em parque após Acampamento
Semana Farroupilha  22/09/2008 07h02min
Festa já deixa saudade
Semana Farroupilha  22/09/2008 07h00min
Símbolos do amor pelo pago
Semana Farroupilha  20/09/2008 17h38min
Atores globais participam de Desfile Farroupilha em Bagé
Semana Farroupilha  20/09/2008 15h08min
Ela é a gauchinha
Semana Farroupilha  20/09/2008 15h06min
O orgulho de ser gaúcha
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.