Notícias

 | 08/11/2008 18h14min

Corinthians derrota o Criciúma e comemora o título antecipado da Série B

Tigre sofreu dois gols no primeiro tempo e se manteve na zona de rebaixamento

Michele Cardoso  |  michele.cardoso@rbsonline.com.br

O Criciúma não conseguiu conter o Corinthians no Heriberto Hülse e perdeu por 2 a 0 na tarde deste sábado. Os gols foram anotados por Chicão e Christian, ainda no primeiro tempo. Com a vitória em Criciúma e o empate do CRB com o Avaí em Maceió, o Timão pôde comemorar, em solo catarinense, o título antecipado da Segundona. Já o Tigre permanece na zona de rebaixamento, com 36 pontos, na 17ª colocação.

Os principais lances do jogo

Logo aos 8 minutos, o Corinthians teve uma grande chance de abrir o placar. Douglas, que se formou na base do Criciúma, fez a jogada pela meia-direita. Ele mandou para Dentinho, que foi até a linha de fundo e passou para Herrera, na cara do gol. O atacante corintiano pegou desajeitado na bola e mandou para fora.

Aos 17 minutos, o Timão criou outra oportunidade clara de gol. Douglas entrou na área com velocidade e recebeu o passe frente a frente com Vinícius, mas mandou para fora.

Apesar das boas chances criadas pelos visitantes no início do primeiro tempo, o placar no Heriberto Hülse só foi aberto aos 22 minutos, a partir de uma cobrança de falta. A dupla de jogadores corintianos que pertenciam ao Figueirense, André Santos e Chicão, foi que marcou.

André Santos cobrou da intermediária pela esquerda e mandou o cruzamento para o segundo pau. Marcelo Rosa falhou na marcação, Vinícius errou o soco e Chicão meteu a cabeça, a bola tocou no chão e balançou a rede, para anotar o décimo gol do zagueiro corintiano na competição.

A resposta veio em seguida. Jardel entrou sozinho na área mas, na dividida com o goleiro, melhor para o Timão. A bola ficou nas mãos de Felipe enquanto o atacante do Tigre desequilibrou e caiu no gramado.

Aos 33 minutos, o Corinthians chegou ao segundo gol. Douglas fez uma jogada de muita categoria, com um toque de primeira a partir da meia direita para a entrada de Christian, sozinho, pela esquerda da área. Vinícius saiu do gol e Christian tirou do goleiro e chutou certeiro para balançar a rede e ampliar a vantagem do Timão.

Como se não bastasse a pressão nas jogadas do ataque, com tabelas, inversões e enfiadas de bola com categoria, Chicão, Alessandro e Christian comandaram as bombas de fora da área que assustaram o Criciúma. Vinícius, em todas elas, se fez presente e protagonizou boas defesas.

O Criciúma mexeu para tentar a reação. Marcelo Rosa saiu no final do primeiro tempo para a entrada de Canindé. No intervalo,  técnico Milioli sacou Jardel para a entrada de Zulu e, no decorrer da etapa final, ainda tirou Luís Mário e promoveu Acerola.

Apesar da mudança na linha de frente, o ataque continuou ineficiente. A melhor chance do Criciúma foi com Zulu, aos 18 do segundo tempo. Ele cabeceou certeiro e Felipe se esticou para defender.

O Corinthians continuava superior na partida e pressionou muito no segundo tempo. Criou pela esquerda e pela direita, tabelou pelo meio, teve chance de anotar o terceiro com Douglas, logo aos 8 minutos, mas o placar ficou no 2 a 0, suficientes para comemorar o título, já que simultaneamente o Avaí empatou com o CRB em Maceió.

A comemoração do título

O título da Série B teve diferentes significados para os jogadores corintianos. Formado nas bases do time, Dentinho comemorou seu primeiro título como profissional, enquanto Moraes, ao final da partida, ainda no gramado, destacou o retorno de um grande clube à elite.

— É muito importante, a volta de um grande clube. Passamos um momento difícil e agora, três meses depois de perder a final da Copa do Brasil, podemos comemorar um título.

Para Douglas, o título também foi muito significativo. Afinal, o meia se criou na base do Criciúma, e foi "em casa", vencendo o time que defendeu durante a maior parte da sua vida, que ele pôde gritar "é campeão".

— Para mim este título significa muito. Passei pelo Criciúma, onde tive bons momentos, e consegui chegar em uma grande equipe e conquistar este título brasileiro da Série B. É o objetivo do clube desde o começo do ano, eu cheguei na metade e consegui me adaptar rapidamente — disse Douglas.

Enquanto isso, o técnico Mano Menezes destacou o trabalho da diretoria para reerguer a equipe após a queda à Série B no ano passado. Para o comandante, ficou a satisfação de cumprir o objetivo de conquistar o título da temporada.

— O Corinthians sempre foi dirigido por bons profissionais. A direção conseguiu dar tranqüilidade a nós para conseguirmos fazer um bom trabalho. Estou feliz porque chegar ao final da temporada e conquistar o título do campeonato é muito gratificante.

Próxima rodada

Pela 35ª rodada da Segundona, o Criciúma enfrenta o Marília fora de casa, às 19h30min de terça-feira. Já o Corinthians, de Santa Catarina vai direto para o Rio Grande do Sul, onde enfrenta, na quarta-feira, o Juventude, em Caxias do Sul.

CLICRBS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.