| 22/04/2008 00h56min
A tocha olímpica percorrerá nesta terça-feira o centro da capital da Indonésia, seguindo um trajeto planejado de última hora para evitar incidentes e sob um forte esquema de segurança. A primeira vez em que a Indonésia recebe a passagem da chama olímpica se transformou em um problema para o governo, que decidiu destacar cerca de dois mil policiais na região e impedir que a maioria do público assista diretamente à passagem da tocha.
![]()
Grande parte do novo percurso será feito dentro do Bung Karno Sports Stadium, um complexo ao qual só terão acesso cinco mil pessoas convidadas. Os organizadores reconheceram que a decisão de limitar o número de espectadores no estádio, que
tem capacidade para 88 mil pessoas, foi adotada
após receber pressões por parte da Embaixada da China.
O resto do trajeto incluirá as ruas próximas ao estádio, onde se concentrarão grupos de ativistas tibetanos e, possivelmente, membros da comunidade chinesa. A tocha olímpica, inicialmente, faria um percurso de 15 quilômetros por Jacarta, saindo da Prefeitura e passando pelo bairro chinês antes de terminar na praça do Monumento Nacional, no coração da metrópole.
![]()
No entanto, os incidentes registrados em Paris, Londres e San Francisco fizeram com que os organizadores alterassem a rota. No total, 80 pessoas, entre as quais se encontram lendas locais do esporte, ministros e celebridades, participarão dos
revezamentos, que começarão às 15h (5h em Brasília).
A
chama olímpica chegou hoje à noite ao aeroporto militar de Halim Perdanakusuma, procedente de Kuala Lumpur, e dali foi conduzida ao hotel Shangri-La no centro da cidade, onde permanecerá até as 12h.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.