Notícias

Conteúdo: floripatequerobem  | 16/12/2013 14h23min

"Vai ser bom para a sociedade saber, com transparência, como vai o governo", comenta Cesar Souza Júnior sobre o plano de metas

Plano será transformado em projeto de lei e começa a tramitar em 2013 na Câmara de Vereadores

A Prefeitura de Florianópolis apresentou na manhã desta segunda-feira as metas para desenvolvimento da cidade até 2016. Foram baseadas em estudos feitos pelo movimento Floripa Te Quero Bem, que identificou 19 lacunas em áreas como educação, mobilidade, saúde e segurança na Capital. O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, diz que a transformação desse plano em projeto de lei é importante para a fiscalização do cumprimento das ações.

>> Confira entrevista com membro do Floripa Te Quero Bem sobre o plano

Diário Catarinense — Quais são as metas mais importantes do Plano?
Cesar Souza Júnior — Metas de mobilidade, de habitação popular, saúde, educação, segurança. Acho que são os eixos mais importantes e, portanto, nós vamos quantificar as metas. Por exemplo, em habitação está no nosso compromisso construir 500 habitações. Em educação é aumentar o IDEB para 6.5 nas séries iniciais e 5.5 nas séries finais. Nosso compromisso em saúde é diminuir o número de doenças crônicas. Tudo isso de maneira muito pontual. Com isso, o cidadão poderá acompanhar nos próximos três anos como nós estamos em cada uma das metas.

Diário Catarinense — Qual é a importância de aprovar esse plano como projeto de lei?
Souza Júnior — Vamos mandar ainda esse ano um projeto de lei, inclusive vinculando orçamentariamente essas metas a serem apresentadas. O projeto vai vincular a prefeitura ao atingimento desses resultados. O que vai ser muito bom para a sociedade ter transparência para saber como vai o governo e também internamente para termos cobrança mais forte sobre os secretários e servidores da prefeitura.

Diário Catarinense — Como vai ser a fiscalização?
Souza Júnior — Vamos ter um hotsite na internet que vai colocar as metas e como elas estão indo e, como prevê a lei, semestralmente teremos uma reunião com toda a sociedade civil e a prefeitura avaliando cada um dos pontos, quantificando onde estamos bem, onde estamos razoável e onde precisamos melhorar. Será um processo contínuo com a sociedade, através dos meios virtuais, com todos por meio dessas reuniões.

 

DIÁRIO CATARINENSE

_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.