Notícias

Floripa 285 anos  | 04/03/2011 17h33min

Cinco setores movimentam a economia

Tecnologia, turismo e serviços profissionais são as vocações para o futuro da Capital

A economia de Florianópolis tem cinco setores principais. Os dois mais tradicionais, segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Doreni Caramori Jr., são a construção civil e o comércio. Ele analisa que estes segmentos mais movimentam do que propriamente agregam riqueza. Talvez por isso, eles têm crescimento menor do que os outros três, considerados novas vocações econômicas da Capital.

Turismo, tecnologia e serviços profissionais - como consultores, dentistas e médicos - são os setores que efetivamente trazem riquezas para a cidade além de pessoas, gerando uma boa gama de mão-de-obra.

- Se Florianópolis fosse um país, as exportações estariam diretamente ligadas a estas atividades. Do ponto de vista de potencial, a tecnologia pode transformar a cidade, pois emprega bastante, paga bem e não polui. O ideal seria termos leis de incentivo para as empresas daqui, motivarmos os serviços públicos a usarem tecnologia daqui, oferecermos condições facilitadas para que o estudante possa abrir seu negócio assim que sair da faculdade - conclui.

Momento é de definição do futuro

O crescimento econômico da Capital catarinense, que no ano passado ficou em cerca de 9%, está entre os indicadores positivos, acima da média brasileira, que ficou em 7,5%. Este crescimento, entretanto, merece ressalvas e um planejamento sério.

- A cidade está em um momento de definições. Precisamos vencer os gargalos da infraestrutura e da questão ambiental. Quando isso acontecer, a construção civil deve começar a crescer, assim como o turismo, em empreendimentos como marinas e portos turísticos - completa Caramori.

Outra questão que segundo ele precisa ser definida é o perfil do turista que se pretende atrair. Para um visitante de primeira linha, a reforma do aeroporto é prioridade.

FERNANDA MENEGHEL

Comentários

CARLOS EDUARDO REITZ

Denuncie este comentário05/03/2011 17:49

Quanto ao turismo de verão, Estado e Municipio precisam fazer uma operação conjunta de verão, com consistencia, sem enrolação, envolvendo todas secretarias. Não basta apenas divulgar, mas uma ação em todo litoral. Abs, Carlos Eduardo Reitz


Valdir Walber

Denuncie este comentário05/03/2011 13:16

Estamos a 27 anos no MGrosso. Moramos 10 anos na ilha ( Parque S. Jorge/Itacorubi, quando ainda era usado como campo para pastagem ). Continuamos a visitar a ilha todos os anos e frequentamos Canasvieriras. Nunca como nesta temporada, vimos tanta sujeira, som alto, sem limites, falta total de policiamento, inclusive com mortes estúpidas. As ditas "autoridades" simplesmente não tem, policiamento é zero. Se multasem oos veículos com som alto, nas ruas e beira da praia, e fizessem limpesa das calçadas e ruas, ja melhoraria bastante. Nós vamos para Daniela na próxima temporada, até porque vamos levar nossa neta e Canasvieiras já era tranquila. É lamentável.

Flávio Neves / clicRBS

Atrair os turistas de primeira linha requer investimentos em infraestrutura
Foto:  Flávio Neves  /  clicRBS


Comente esta matéria

Mais Notícias

Floripa 285 anos  26/03/2011 09h45min
Seis cidades de Santa Catarina aderem à Hora do Planeta, neste sábado
Floripa 285 anos  24/03/2011 15h47min
Em Santa Catarina, seis cidades aderem à Hora do Planeta, no próximo sábado
Floripa 285 anos  24/03/2011 08h14min
Festa vai até o final do mês
Floripa 285 anos  23/03/2011 07h12min
No aniversário da cidade, moradores contam qual a magia de Floripa
Floripa 285 anos  23/03/2011 06h11min
É chegado o grande dia
Floripa 285 anos  22/03/2011 22h41min
Concerto do maestro João Carlos Martins recebe 12 mil pessoas na Beira-Mar, em Florianópolis
 

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.