Notícias

Eleições  | 31/10/2010 09h55min

Serra opta pelo repouso na manhã deste domingo de segundo turno

Candidato do PSDB à Presidência deve sair de casa somente para votar, por volta das 11h

Humberto Trezzi  |  humberto.trezzi@zerohora.com.br

O candidato oposicionista à presidência da República, José Serra (PSDB), inverteu o ritmo no último dia da campanha. Ao invés de carreatas, passeatas, comícios e peregrinações de 20h diárias por várias cidades, o presidenciável tucano optou pelo silêncio. Desde as primeiras horas de domingo repousa em sua casa, numa tranquila rua sem saída no bairro Alto de Pinheiros, Zona Sul de São Paulo. Não saiu, não falou, não ofereceu café da manhã para os repórteres, não recebeu correligionários. Aliás, chama a atenção o fato de que não existem bandeiras do PSDB ou qualquer faixa referente à campanha política, nas imediações da elegante residência do candidato.

— O homem aproveitou para dormir bastante e se concentrar — relata um confidente do presidenciável tucano.

A previsão é que Serra saia para votar por volta das 11h. Será no Colégio Santa Cruz, na Rua Orobó, perto da sua residência, também no Alto de Pinheiros. Deverá estar acompanhado do governador eleito José Alckmin (PSDB) e do candidato a vice-presidente da República na chapa oposicionista, Indio da Costa (DEM), que já votou no Rio e acaba de chegar em São Paulo.

Com o dia bonito e de sol a pino na capital paulista, o grande temor dos tucanos é o feriadão, que deve gerar muita abstenção. E eleitor ausente, em São Paulo, significa votos a menos para Serra, já que os paulistas são os seus maiores apoiadores. A previsão das autoridades de trânsito é de que 1,5 milhão de veículos tenham deixado a cidade na sexta-feira, para curtir nas praias e serra o Dia de Finados. Isso equivale a 20% da frota paulistana — e igual proporção de eleitores.

No Interior, onde Serra também venceu, a abstenção será igualmente alta, acreditam especialistas. Alta demais para quem precisa desesperadamente compensar em seu Estado de origem a vantagem obtida pela adversária Dilma Roussef (PT) — que venceu em três das cinco regiões do país, no primeiro turno do pleito.

Viajou no feriadão? Saiba como justificar sua ausência
Consulte o Guia do Eleitor

Confira os especiais:
Game: internauta é gestor de Estado virtual 
Discursômetro: as palavras mais usadas na campanha
Teste sua memória: quem foram os presidentes do país?

 

ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.