Notícias

Eleições  | 18/10/2010 13h44min

Lula diz que "muita gente tentou vender" Petrobras

Estatal tem pautado discussões entre presidenciáveis no segundo turno

Durante inauguração das unidades de hidrotratamento de diesel e coque da Petrobras, na cidade de São José dos Campos (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a modernização e o fortalecimento das refinarias no país em sua gestão e, sem citar nomes, insinuou que "muita gente" tentou vender a estatal.

— Essa empresa que muita gente tentou vender, essa empresa que muitos editoriais diziam que o Brasil não tinha que se meter a procurar petróleo, essa empresa chega em 2010 como a segunda maior empresa do mundo — disse.

Ovacionado pelos trabalhadores da Refinaria Henrique Lage (Revap) de São José dos Campos, Lula disse que após 30 anos a Petrobras voltava a construir novas refinarias.

— Quando nós assumimos o governo, o valor patrimonial da Petrobras era de US$ 15 bilhões, hoje é de US$ 200 bilhões — argumentou.

Ao lembrar que deixa o governo em aproximadamente 70 dias, o presidente disse que sai da Presidência da República satisfeito.

— Saio com a sensação de dever cumprido. Fizemos muita coisa, mas há muita coisa a ser feita — afirmou.

Diante dos gritos dos trabalhadores pelo nome da presidenciável petista Dilma Rousseff, Lula desconversou:

— Gente, isso aqui é um ato institucional. A gente não pode fazer campanha aqui.

Petrobras na campanha

O tema Petrobras tem sido utilizado com frequência nos debates e programas eleitorais dos dois candidatos à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).

No horário eleitoral gratuito desta segunda-feira, Dilma apontou a suposta intenção do tucano de privatizar a estatal, trocando o nome da empresa para "Petrobraz", enquanto o programa de Serra atribuiu a alta de ações da Petrobras ao desempenho dele nas pesquisas eleitorais.

No debate deste domingo, os dois candidatos também falaram da estatal. A petista disse que o adversário dá indicações de que deseja privatizar o petróleo do pré-sal, o que foi negado por Serra.

COM INFORMAÇÕES DE AGÊNCIA ESTADO E G1
Ricardo Stuckert, Divulgação / 

Lula visita a Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos
Foto:  Ricardo Stuckert, Divulgação


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

17/10/2010 23h24min
Em debate na TV, Dilma e Serra se defendem de novas denúncias
17/10/2010 23h19min
Candidatos à Presidência sobem o tom dos ataques e trocam acusações em debate na TV
15/10/2010 14h30min
Na TV, Dilma e Serra falam sobre privatizações
14/10/2010 22h58min
Na TV, Dilma critica privatizações e Serra cita "escândalos"
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.