Notícias

Eleições  | 11/08/2010 06h20min

Parlamentares de Agrolândia condenados por turismo com dinheiro público foram reeleitos

Condenação não destruiu a carreira política dos "turistas"

O flagrante, em 2006, fazendo a mesma farra que o vereador Geraldo Pereira, de Tubarão, não acabou com a carreira política de dois dos cinco parlamentares de Agrolândia, no Alto Vale do Itajaí, condenados a devolver o dinheiro público gasto em viagens de turismo.

Três se candidataram nas eleições municipais de 2008. Dois deles foram reeleitos e exercem seus mandatos no município.

Vereadores de Agrolândia, em 2006, Amarildo Michels (sem partido na época), Charles Piske (PSDB), Jonas César Will (PSDB), Lauri Narciso (PSDB) e João Miguel da Costa foram flagrados utilizando recursos públicos para uma viagem de turismo.

Apesar de todos eles terem sido condenados pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), os eleitores de Agrolândia não puniram seus parlamentares. Três dos cinco envolvidos no esquema tentaram se reeleger em 2008. Jonas César Will e Lauri Narciso conseguiram.

Os vereadores recorreram da decisão do TCE/SC, mas, na sessão de 4 de agosto deste ano, foi confirmada a decisão.

DIÁRIO CATARINENSE
Relembre o caso
No dia 31 de janeiro de 2006, o Jornal Nacional divulgou imagens de vereadores de vários municípios, entre eles, de Agrolândia, no Alto Vale do Itajaí, fazendo turismo com dinheiro público.
A desculpa para conseguirem o dinheiro de diárias foi a participação em um evento promovido pela União dos Vereadores do Rio Grande do Sul, realizado em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 24 e 27 de janeiro de 2006.
O grupo de Agrolândia marcou presença no evento mas não participou dele. Em pleno horário de curso, os cinco vereadores e o servidor do Legislativo Ademar Randünz deixaram a sala rumo à Ciudad Del Este, no Paraguai, para fazer compras.
Um dia depois, os vereadores visitaram as cataratas do Iguaçu. Sem saber que estava sendo filmado, o vereador Jonas Cesar Will afirmou que tinha assinado a presença de todos os dias do curso para fugir do evento.
O destino dos políticos
Reeleito: Jonas César Will (PSDB) foi eleito com por média de votos, com 313 votos. E foi reeleito. Exerce mandato na Câmara de Agrolândia.
Reeleito: Lauri Narciso (PSDB) foi o quarto vereador mais votado com 354 votos. Reeleito, exerce seu mandato na Câmara de Agrolândia.
Não se reelegeu: Amarildo Michells (PR) tentou a reeleição mas não conseguiu votos suficientes. Fez 129 votos.
Não concorreu: Charles Piske (PSDB) não concorreu para o cargo de vereador por Agrolândia nas eleições de 2008.
Não concorreu: João Miguel da Costa (PSDB) não concorreu para o cargo de vereador nas eleições de 2008.

Comentários

Ester Silva  - 

Denuncie este comentário11/08/2010 12:29

Toda essa polemica referente as diarias eh preocupante, mas ateh o momento de todos os oomentarios que ouvi e do q foi vinculado, nao vi em nenhum momento a vincula,cao do q de fato me preocupa. Para ser vereador, basta ser alfabetizado... tirando os exageros absurdos, eh natural a busca de conhecimento. De todos os Vereadores q existem, todos sao corruptos?? Todos nao participam dos curso?? ë o meu questionamento! Nao existe democracia sem o Poder Legislativo, mais preocupante ainda eh a campanha de desmoraliza,cao dos Legislativos... onde isso tudo vai nos levar?

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.