Notícias

Eleições  | 06/08/2010 00h35min

Primeiro debate reúne candidatos à presidência na TV aberta

Presidenciáveis falaram sobre saúde, infraestrutura, segurança pública e educação

Com José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) buscando polarizar as discussões, Marina Silva (PV) se apresentando como alternativa de conciliação entre os dois partidos e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) atuando como franco atirador, foi promovido nesta quinta-feira o primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República, pela Rede Bandeirantes.

O debate foi acompanhado pela equipe do blog Diários de Brasília. Veja a seguir os principais pontos discutidos.

Saúde

Serra questionou Dilma sobre os mutirões para reduzir as filas para cirurgias, segundo ele deixados de lado pela gestão petista. Disse que hoje se faz menos cirurgias de varizes, catarata e próstata do que na gestão tucana. Prometeu construir 150 centros de especialidades.

Dilma respondeu que não é contra os mutirões, mas que eles não podem ser uma política de governo. Defendeu o fortalecimento do SUS e a criação de 500 unidades de pronto-atendimento em todo o país.

Marina disse que sabe o que é esperar em fila do hospital e que os municípios estão bancando praticamente sozinhos a Saúde. Prometeu regulamentar a Emenda 29.

Infraestrutura

O candidato tucano criticou o volume de investimentos em aeroportos, portos e estradas federais. Provocou Dilma ao dizer que a segurança da petista não permitiria que ela viajasse de carro pelo BR-470 de Blumenau a Itajaí, ainda não duplicado.

Dilma disse que houve investimento na dragagem de portos e nas rodovias federais. Destacou a área de saneamento básico.

Segurança pública

O tema foi colocado por Dilma, ao perguntar a Marina quais as políticas da candidata verde para a área. Marina disse que são fundamentais políticas públicas incluindo Estados, municípios e sociedade civil. Lembrou programas existentes no Rio Grande do Sul para recuperar viciados em crack.

Dilma disse que o governo precisa reagir com autoridade. Falou sobre o controle de fronteiras para combater o tráfico de drogas e disse que o Brasil tem sido cumprimentado pelo Departamento de Estado dos EUA nessa área.

Serra falou que o governo tem que participar mais ativamente do combate ao crime.

Educação

Marina defendeu que o país passe a investir 7% do PIB em Educação, em vez dos atuais 5%. Disse que a única forma de tirar as pessoas da miséria é através da educação e usou o próprio exemplo.

Dilma respondeu que o aumento do investimento em educação já acontece gradualmente. Criticou a progressão automática, método aplicado em São Paulo, e prometeu investir em escolas técnicas integradas ao ensino médio.

Serra também prometeu investir no ensino técnico, criando 1 milhão de vagas através de um programa chamado Pró-Tec, semelhante ao Pró-Uni.

Veja como foi a transmissão ao vivo:

DIÁRIO CATARINENSE

Comentários

Artur Colella

Denuncie este comentário06/08/2010 10:21

Dentre os quatro candidatos, a que melhor reúne condições para ser eleita é a Marina Silva, tem pleno domínio sobre variados temas de vital importância não só para nós brasileiros. Soube responder os questionamentos de forma clara para a compreensão de todos. Passou muita tranquilidade e segurança. Demonstrou ser capaz de fazer e como se deve tratar os problemas que refletem a vida do brasileiro, seja na educação, na saúde, na segurança, etc. Mereceu a nota máxima!

Reprodução / 

Os quatro principais presidenciáveis participaram do primeiro debate na TV aberta
Foto:  Reprodução


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

05/08/2010 09h18min
Candidatos traçam estratégias para o primeiro debate
04/08/2010 10h50min
TSE nega participação de candidato do PSTU em debate
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.