Notícias

Política  | 13/05/2010 00h28min

"Sou a continuação do governo de Luiz Henrique da Silveira", afirma Eduardo Pinho Moreira

Pré-candidato do PMDB concedeu entrevista ao programa Conversas Cruzadas, da TVCOM

O pré-candidato ao governo de Santa Catarina Eduardo Pinho Moreira (PMDB) afirmou, em entrevista ao programa Conversas Cruzadas, da TVCOM, na noite desta quarta-feira, que será a "continuação do governo de Luiz Henrique de Silveira".

Também destacou não deixará possíveis candidatos assumirem cargos de secretário, caso seja eleito. Sobre as secretarias regionais, assunto debatido nas entrevistas anteriores no programa, adiantou que vai mantê-las e aperfeiçoá-las.

Pinho Moreira foi o terceiro convidado da série promovida pela TVCOM. A estreia ocorreu na segunda-feira, com a senadora Ideli Salvatti (PT). Na terça-feira, foi a vez do senador Raimundo Colombo. A série será fechada pela deputada federal Angela Amin (PP), nesta quinta-feira.

O PSDB preferiu recusar o convite para participar da série de entrevistas por ainda não ter definido seu pré-candidato. O governador Leonel Pavan e o deputado federal Paulo Bauer são os nomes cotados pelo partido. O programa conta com o apresentador Renato Igor e com os colunistas políticos do Grupo RBS Moacir Pereira e Roberto Azevedo.

Primeiro bloco

Saúde foi o primeiro assunto no programa que entrevistou o ex-governador. Em relação às ambulâncias terapias, em que o paciente é levado em carros para hospitais de um município ao outro, o pré-candidato disse que deixará o sistema funcionando, mas pretende restringir para âmbito regional. Rotas de longas distâncias, como Chapecó a Florianópolis, por exemplo, serão extintas.

Sobre a situação dos hospitais, o pré-candidato do governo reconheceu que há problemas no setor e justificou como "a próxima etapa do governo". Também destacou que no interior do Estado as deficiências na área de saúde, com destaque para os postos, foram resolvidas.

A Segurança Pública também foi assunto do primeiro bloco. Para acabar com o descontentamento salarial das polícias, Pinho Moreira pretende rever os planos salariais, caso vença o pleito.

Segundo bloco

Questionado sobre como combater a corrupção em seu governo, o pré-candidato disse que conta com "duas instituições para isso: a imprensa e o Ministério Público". Contratos e pagamentos "também terão total transparência", segundo ele.

No programa, os jornalista da mesa perguntaram qual será o futuro das 36 secretarias regionais criadas pelo atual governo. "Serão mantidas e aperfeiçoadas", respondeu Pinho, que destacou que pretende dar mais autonomia a elas.

Terceiro bloco

"Buscarei mais apoio do setor privado." Essa é a ideia do pré-candidato para a Escola do Teatro Bolshoi, sediada em Joinville. Destacou a importância da unidade para o Estado e para a imagem cultural de Santa Catarina no Brasil e no mundo.

As últimas pesquisas de intenção de voto mostram Eduardo Pinheiro Moreira em quarto lugar na corrida eleitoral. O pré-candidato ressaltou que o desempenho se deve ao "desconhecimento das pessoas em relação a sua imagem".

Disse que isso pode ser resultado do momento em que presidiu a Celesc: "Fiquei trancado em um gabinete em vez de correr pelo Estado".

A BR-101 também entrou em pauta. Na entrevista de segunda-feira, a pré-candidata Ideli Salvatti (PT) prometeu para o fim do ano a conclusão das obras de duplicação da BR-101. O ex-governador disse que não acredita nesse prazo e acrescentou: "De noite, com chuva, é criminoso andar nessa rodovia".

Quarto bloco

Na parte derradeira do Conversas Cruzadas, Pinho Moreira foi questionado sobre a aposentadoria que recebe por ter ocupado o cargo de governador por nove meses em 2006.

— Acho hipocrisia a discussão. Ex-governadores hoje estariam numa situação de dificuldade sem a aposentadoria — disse. O representante do PMDB admite, no entanto, discutir uma mudança na lei para que seja proporcional ao tempo no cargo.

A quarta parte do programa ainda teve uma pergunta sobre a infraestrutara das estradas, sobre a qual o pré-candidato rebateu afirmando:

— Santa Catarina vai ser o único Estado com todos os acessos a municípios pavimentados no final do ano.

Veja como foi a entrevista:

DIARIO.COM.BR
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.