Notícias

Eleições  | 05/05/2010 21h20min

Último dia para regularizar título de eleitor foi de filas nos cartórios em Florianópolis

Balanço do movimento deve ser divulgado nesta quinta-feira

O último dia para fazer ou transferir o título eleitoral foi de movimento intenso nos cartórios de Santa Catarina. Em Florianópolis, quem deixou para regulizarizar a situação enfrentou longas filas nesta quarta-feira e problemas no sistema.

De acordo com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-SC), o balanço do movimento desta quarta-feira será divulgado à partir do meio-dia de quinta-feira. Em média, mais de mil pessoas foram atendidas por dia na Central de Atendimento ao Eleitor na Capital.

Além das filas, o sistema da central caiu e impossibilitou que o serviço fosse feito. Segundo o coordenador da unidade, Ayrton Teixeira, no horário da abertura, às 8h, a rede não estava funcionando. Ela só voltou às 9h15min. Por volta das 11h30min, o sistema apresentou uma nova falha, que durou 10min. Outros cartórios do país também registraram o problema. Eleitores chegaram a ficar duas horas e meia na fila.

Durante o fim de semana, os cartórios também fizeram plantão, mas a procura ficou abaixo das expectativas. a maior demanda para tirar a primeira via do documento. De 1º de abril até a última segunda-feira, 3 de maio, 48.987 pessoas haviam feito o título pela primeira vez no Estado. A transferência foi feita por 43.487 eleitores, enquanto outros 20.169 apenas atualizaram os dados.

Consequências

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para maiores de 18 anos. O cidadão que tiver alguma obrigação com a Justiça Eleitoral e perder o prazo de 5 de maio não poderá votar no dia 3 de outubro. Se o eleitor não votar e não apresentar justificativa ao juiz eleitoral, será multado e sofrerá restrições.

Uma delas é perder o direito de se inscrever em concursos públicos. O eleitor é impedido de se matricular na universidade, tirar o passaporte ou pegar empréstimos bancários.

O TRE lembra que não há limite para justificar o voto. Quem não votar ou não justificar o voto por três eleições consecutivas terá o título cancelado.

DIARIO.COM.BR
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.