Notícias

 | 26/11/2008 02h40min

Lula deve assinar MP liberando R$ 700 milhões para atingidos por enchentes

Até sexta, presidente pode visitar as áreas afetadas em Santa Catarina

Depois de mobilizar sete ministros para socorrer as vítimas das enchentes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estuda a possibilidade de visitar Florianópolis até sexta-feira.

Segundo o líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT), Lula deve assinar no começo da noite desta quarta-feira medida provisória liberando recursos à Defesa Civil. Conforme a Agência Brasil, a estimativa é de que sejam liberados R$ 700 milhões para Santa Catarina e outros Estados atingidos pelas enchentes.

Preocupado com o número de mortos e desabrigados, o Planalto começou a organizar a operação na segunda-feira. Enquanto Lula se preparava para a reunião ministerial em uma sala reservada da Granja do Torto, o ministro da Pesca, Altemir Gregolin, detalhou o drama em Santa Catarina e pediu liberação do encontro para voltar ao Estado. Impressionado, Lula ordenou ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, que também partisse.

O ministro deixou a reunião mais cedo com a missão de fazer a primeira avaliação da tragédia junto ao governador Luiz Henrique. Por volta das 17h, decolou no avião da Força Aérea Brasileira. Geddel já estava na Casa D’Agronômica quando o celular tocou. Eram 21h e, do outro lado da linha, Lula o interrogou por 20 minutos.

– O presidente está muito comovido. Talvez por ter uma filha (Lurian Cordeiro Lula da Silva) morando aqui em Florianópolis – relatou Geddel aos integrantes do governo estadual.

“Imagem de devastação é assustadora”, relata Geddel

Ontem, Alfredo Nascimento (Transportes) e o general Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional) se juntaram ao grupo de ministros e secretários para sobrevoar as áreas alagadas. Por telefone, a bordo do helicóptero, Geddel resumiu a Lula:

– A imagem de devastação é assustadora.

Os ministros Nelson Jobim (Defesa), Marcio Fortes (Cidades) e José Temporão (Saúde) devem chegar hoje ao Estado. Uma das preocupações de Lula é com as áreas alagadas, onde o fornecimento de água potável foi suspenso.

DIARIO.COM.BR
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.