Notícias

Geral  | 27/11/2013 01h32min

Equipes já fazem levantamento topográfico para iniciar obras de duplicação da ERS-509 em Santa Maria

Canteiro de obras já foi montado e árvores foram derrubam na Faixa Velha

Marci Hences  |  marci.hences@diariosm.com.br

Os preparativos para a duplicação do trecho de 4,3 quilômetros da ERS-509 (Faixa Velha de Camobi), em Santa Maria, enfim, iniciaram. Na segunda-feira, a empresa responsável pela obra, a Della Pasqua, fez a terraplanagem do canteiro de obras, na altura do quilômetro 1, no bairro Pé de Platano. No mesmo local, vai funcionar um escritório e o pátio de máquinas. De acordo com o engenheiro Rafael Urquhart, da Della Pasqua, as obras não podiam iniciar sem a presença de uma equipe da SD Consultoria e Engenharia, que fará a supervisão da construção. A ordem de serviço foi assinada e ontem as duas equipes começaram o levantamento topográfico do trecho entre o Trevo do Castelinho e a Igreja do Amaral, em Camobi.

Uma das medidas iniciais é o corte de árvores que ficam às margens da pista. Uma empresa terceirizada já cortava as plantas e fazia a limpeza das laterais da rodovia ontem com uma retroescavadeira. As árvores nativas serão transplantadas para outras áreas. Uma das preocupações da comunidade era se um pé de plátano, localizado no início do quilômetro 2, seria cortado. Urquhart informou que, a princípio, será mantido, pois é um ponto de referência na cidade. Concomitante ao corte de árvores e limpeza, durante toda essa semana, duas equipes _ da Della Pasqua e da SD Consultoria e Engenharia farão levantamento topográfico e medições no trecho para delimitar a obra.

A topografia busca descrever a superfície de um determinado local, mostrando as medidas de área e perímetro, localização, orientação e variações de relevo.
Conforme o topógrafo da Della Pasqua, Idemar Coelho da Silva, que está trabalhando no local, a medição e a topografia devem levar cerca de 15 dias para serem finalizadas. Por meio do resultado deste diagnóstico, será feito o nivelamento de terreno para que seja possível calcular o volume de escavação e material que será usado.

Segundo o engenheiro Urquhart, ainda faltam detalhes a ser definidos entre a empresa construtora, a Della Pasqua, e a supervisora, a SD Consultoria e Engenharia, e o Daer, que serão discutidos amanhã, em reunião com a direção-geral do órgão, na Capital.

Drenagem inicia no Trevo do Castelinho
Na próxima semana, a empresa Della Pasqua deve começar a drenagem do trecho que inicia no Trevo do Castelinho em direção à Avenida Osvaldo Cruz. Serão colocados tubos e será feita a escavação de valas.
_ A drenagem será finalizada no início do trecho para que as máquinas possam começar o trabalho. No entanto, continuará sendo feita em toda extensão da rodovia, juntamente com o restante da obra _ explicou Urquhart.

Intervenções no trânsito e máquinas na pista
Urquhart acredita que, pelo menos nos próximos dois meses, não haverá mudanças no trânsito local, com exceção de pequenas intervenções, nos próximos dias, em função do corte de árvores às margens da via.

Segundo Erico Luciano Soares Pinheiro, topógrafo da SD, de forma resumida, o processo se inicia com topografia, depois drenagem, aterro, pavimentação, reforço do subleito, colocação de base e por fim, a camada asfáltica. Desta forma, a previsão é de que o trabalho na pista, com máquinas, inicie somente a partir de fevereiro de 2014.

Nesse período, os motoristas poderão utilizar a BR-287 (Faixa Nova) para ter acesso a Camobi. Além disso, caso seja necessário, serão feitos desvios pelo bairro São José e ruas próximas ao canteiro de obras.

A obra, orçada em R$ 29,9 milhões, tem previsão de término de dois anos.

 

DIÁRIO DE SANTA MARIA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.