Notícias

Política  | 02/11/2013 10h04min

Dilma convoca ministros para destravar obras e acertar discurso eleitoral

Integrantes do primeiro escalão já estão chegando ao Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente Dilma Rousseff

Rodrigo Saccone  |  Rodrigo.Saccone@gruporbs.com.br

O feriado de Finados é de trabalho para ministros convocados pela presidente Dilma Rousseff para uma reunião que ocorre na manhã deste sábado no Palácio da Alvorada (residência oficial da presidente).

Desde as 10h, eles estão reunidos para discutir projetos e obras de infraestrutura e na área social. O objetivo é formar uma agenda positiva de inaugurações e anúncios até o final do ano e para o primeiro semestre de 2014, prazo final para inaugurações com a presença de candidatos.

A discussão é conduzida pelas ministras do Planejamento, Miriam Belchior, e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. O Palácio do Planalto não confirma a lista dos convocados, mas pelo menos 15 ministros participam da reunião.




Para montar a agenda pré-eleitoral, a presidente vai averiguar com os ministros o andamento de projetos e obras de cada pasta e o que precisa ser acelerado para que as inaugurações ocorram dentro do limite legal para contar com a presença dela (junho de 2014).

Entre os presentes estão  Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Edison Lobão (Minas e Energia), Tereza Campelo (Desenvolvimento Social), Izabella Teixeira (Meio Ambiente), César Borges (Transportes), Antônio Henrique Silveira (Portos), Aguinaldo Ribeiro (Cidades), Eleonora Menicucci (Mulheres), Aloizio Mercadante (Educação), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) e Paulo Bernardo (Comunicações).

Também participa do encontro o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda. O banco, além do papel importante que desempenha nos programas habitacionais, passou a ser um dos principais financiadores dos projetos de concessão.

As ações de infraestrutura têm atenção especial na pauta, principalmente na área logística. O governo está preocupado com o fraco desempenho do programa de concessões, anunciado como a solução para desatar o nó logístico brasileiro, mas que pouco andou até agora. Programado para o dia 22 de novembro, o leilão dos aeroportos do Galeão (RJ) e Confins (MG) ainda deixa a presidente preocupada. O temor é que só haja concorrência elevada pelo terminal fluminense.

Nas rodovias apenas os trechos das BR-163/ 060 / 153 / 262 (MT/ MG/ GO/ DF) deverão ser leiloados até o final do ano. As constantes mudanças nas regras das disputas pelo governo podem afastar empresários interessados em investir.

Na área social os eventos do programa Mais Médicos e a entrega de moradias do Minha Casa, Minha Vida serão intensificados. Também ganham maior projeção a construção de creches, a entrega de máquinas para as prefeituras e as formaturas do Pronatec. Os resultados nestes programas deverão ser bandeiras da campanha pela reeleição.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.