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Economia  | 15/08/2013 01h31min

Comércio intensifica promoções em Santa Maria

'Diário' faz pesquisa de preço de peças clássicas

Juliana Gelatti e Leandro Belles

Após o Dia dos Pais, as lojas da cidade intensificam as liquidações para limpar os estoques de inverno e dar espaço à nova coleção. A oportunidade é boa para quem está precisando renovar o guarda-roupa e aproveitar os últimos dias de frio. Descontos progressivos de até 60% e facilidades de pagamento são os atrativos no comércio de rua e nos shoppings de Santa Maria.

De acordo com a diretora de promoções da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marli Rigo, as promoções de fim de estação não visam, em primeiro lugar, ao lucro, já que algumas lojas vendem as peças abaixo do preço de custo.
- Com roupa é difícil fazer estoque, pois lidamos com a moda. Lançar uma nova coleção com um bom impulso às vendas é mais vantajoso do que ficar guardando com medo de ter prejuízo com aquelas peças  - diz Marli.

>> Leia também: Quando a roupa vira investimento

Períodos de descontos variam, mas não falham
No Royal Plaza Shopping, parte das lojas já encerrou a temporada de liquidação de inverno e outras recém começaram a baixar os preços. Nos últimos dias do mês, o shopping pretende fazer a Maratona de Descontos, envolvendo todos os lojistas.

Algumas lojas estream em promoções como a In Moda Homen. Segundo o consultor de moda Thiago Flores, é a primeira vez que a empresa reduz em até 30% os preços em de toda a coleção:
- Nos outros anos, costumávamos dar descontos em algumas peças específicas, como blusões. Mas, neste ano, o objetivo era não deixar nenhuma peça antiga no estoque.

Já na Eny, a época das liquidações chega quando os estoques já estão praticamente vazios, de acordo com o gerente Marçal Dall'Asta:
- Em relação aos calçados, as pessoas procuram peças de inverno no começo da estação. Para quem vem nesta época, facilitamos o pagamento e damos descontos.

DICAS DO PROCON
- Não é obrigatório para lojas trocarem roupas, calçados, eletrônicos e outros produtos porque o consumidor não gostou ou não acertou tamanho ou cor. Cada loja define sua política de trocas e deve informa-la por meio de nota ou placa
- O consumidor tem direito a trocar produtos duráveis (como vestuário, acessórios, eletrodomésticos, informática etc) com defeito de fabricação
- Para prevenir incômodos, informe-se sobre prazos para reclamações e a política de trocas nas lojas. Os empresários podem decidir não trocar produtos na promoção, por exemplo
- Quando uma mercadoria apresenta defeito, deve ser encaminhada pela loja para assistência técnica. Em, no máximo, 30 dias o produto deve ser devolvido consertado
- Se isso não ocorrer, o consumidor tem 90 dias para voltar à loja e pedir a devolução do dinheiro, substituição do produto ou o abatimento no preço de compra. Quem define entre essas opções é o consumidor, não a loja
- Fique atento! Se o desconto for dado para peças com defeito e isso estiver informado, a troca não é obrigatória

Na edição impressa do "Diário", você confere uma pesquisa de preços que mostra os valores de oito peças básicas, que não saem de moda inverno após inverno

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