Notícias

Geral  | 30/07/2013 20h53min

Mercado Público de Porto Alegre deve completar um mês fechado

Após incêndio, prazo para reabertura parcial ainda é indefinido por parte da prefeitura

Letícia Costa  |  leticia.costa@zerohora.com.br

No próximo dia 6, o incêndio no Mercado Público de Porto Alegre completará um mês. A promessa da prefeitura de reabrir com rapidez e assim amenizar os prejuízos dos comerciantes já teve o prazo superado e ainda não há previsão para que o funcionamento volte a ocorrer parcialmente. Com o calendário repleto de reuniões e vistorias, o vice-prefeito Sebastião Melo não arrisca uma data precisa, mas explica os motivos da cautela.

— Não tem como anunciar (um dia) neste momento. A partir da vistoria do Corpo de Bombeiros na semana que vem teremos mais clareza deste ponto. Amanhã (quarta-feira), saberemos o que poderá reabrir. Até na parte debaixo deverá ser parcialmente — afirma Melo.

Na fala, o vice-prefeito refere-se a dois momentos diferentes. O primeiro trata de uma nova vistoria que os bombeiros farão após uma reunião dos órgãos com o Ministério Público, no começo da tarde desta sexta-feira. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) deve ser firmado para garantir a reabertura parcial do Mercado Público mesmo sem o alvará de incêndio definitivo.

O segundo ponto citado por Melo é referente ao laudo elaborado por engenheiros e arquitetos da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov). Os detalhes do relatório, com as informações sobre as condições estruturais do prédio, serão divulgados às 16h desta quarta-feira. Estes dois pontos adiam a possibilidade de reabertura. Até a próxima terça-feira, quando o incêndio completa um mês, as portas devem permanecer fechadas para o público.

> Recuperação total do Mercado Público deve levar pelo menos oito meses

A reabertura do primeiro andar não deve incluir a área mais atingida, na Avenida Júlio de Castilhos. Ainda nesta semana, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) deve autorizar a ligação da luz em algumas lojas.

Conforme a prefeitura, a empresa contratada para fazer o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) já está realizando algumas mudanças exigidas pelos bombeiros, como a colocação de luzes indicando as saídas de emergência. Paralelamente a isso, 72 permissionários fizeram um curso de capacitação para prevenção de incêndio com a empresa e outros 40 ainda devem participar das aulas.

Leia todas as notícias sobre o incêndio no Mercado Público

A perícia estima que cerca de 10% do prédio foi afetado pelas chamas. Confira as fotos dos estragos:

Veja as fotos do dia do incêndio:

ZERO HORA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.