Notícias

Geral  | 26/07/2013 21h46min

Protesto contra governador do Rio acaba em tumulto em Copacabana

Manifestantes e agentes da Força Nacional se enfrentaram na Avenida Atlântica

Um grupo de manifestantes que estava concentrado desde a tarde desta sexta-feira nas proximidades do prédio onde mora o governador Sérgio Cabral, no cruzamento da Avenida Delfim Moreira com Rua Aristides Espínola, no Leblon, zona sul da cidade, seguiu rumo a Copacabana, à noite, após as celebrações da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Houve tumulto entre manifestantes e agentes da Força Nacional na Avenida Atlântica.

>> Protesto em SP apoia manifestantes do Rio; agências são depredadas

De acordo com a Polícia Militar (PM), cerca de 300 pessoas faziam parte do grupo que se concentrou em frente à casa de Cabral. Pelo Twitter, a PM informou que foi destacada uma tropa especial e que os militares utilizaram os números de registro nos coletes para facilitar a identificação.

Os manifestantes exibiam um boneco representando o governador e simularam uma quadrilha de festa junina. Eles também criticaram a ação da PM durante manifestação em frente ao Palácio Guanabara, em que um manifestante foi preso acusado de portar coquetéis molotov. Imagens de vídeo, no entanto, mostraram que o rapaz não carregava nenhuma mochila, momentos antes de ser preso.

Por volta das 19h, o grupo deixou o local e seguiu para a Avenida Ataulfo de Paiva, onde, na última manifestação, vândalos saquearam lojas e depredaram o patrimônio público e privado. Temendo a repetição do episódio, os comerciantes começaram a fechar as lojas. No ato, no entanto, transcorreu pacificamente.

Do Leblon, o grupo combinou ir para Copacabana, local dos eventos da Jornada Mundial da Juventude. Alguns dos integrantes estavam com os rostos cobertos e foram revistados pela PM. Os manifestantes apareceram logo depois da saída do Pontífice - alguns furaram a barreira de segurança e causaram tumulto. Eles chegaram pela areia da praia e ficaram posicionados próximo ao palco, onde homens da Força Nacional de Segurança (FNS) estavam do lado de dentro das grades para evitar uma invasão do local.

Quando o grupo chegou, dezenas de peregrinos que assistiam à apresentação de uma banda de rock, correram temendo um ataque dos manifestantes. Muitos deles preferiram deixar de assistir ao show e estão voltando para os locais de hospedagem.
O show no palco central previsto para encerrar por volta das 23h, foi suspenso. Os manifestantes deixaram a areia da praia e estão concentrados na Avenida Atlântica, em frente ao palco central.  

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.