Notícias

Geral  | 24/07/2013 13h

Papa encerra missa em Aparecida com bênção ao povo brasileiro e promessa de retornar em quatro anos

Pontífice realizou missa no Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, no interior paulista

Atualizada às 15h38min

Após cerca de duas horas de duração, o Papa encerrou a celebração no Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida pedindo, em espanhol, que a santa abençoe o povo brasileiro e prometeu voltar ao país em 2017. O Pontífice também agradeceu ao povo brasileiro e pediu para que orem por ele.

O Pontífice segue de papamóvel em direção ao Seminário Bom Jesus, percorrendo as ruas da cidade no papamóvel. Ainda, segundo a agenda do Papa, às 15h30min, ele retorna à basílica, encerrando a visita por volta das 16h.

A missa

Na missa, o Papa afirmou estar muito feliz por celebrar a missa na basílica de Aparecida. Em português, afirmou que os jovens merecem toda a atenção, pois deles depende a construção de um país e um mundo mais justo, solitário e fraterno.

Francisco salientou, ainda, que os jovens precisam valores imateriais, como espiritualidade e generosidade, para que superem a solidão provocada com a busca de ídolos passageiros, como dinheiro, sucesso e prazer. Ao final, fez um pedido:

— Confiemos em Deus.

Foto: Adriano Lima, AFP

O papa Francisco chegou em Aparecida por volta das 10h20min, após aterrissar o helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) que o pegou no aeroporto de São José dos Campos. Depois de descer da aeronave, o Pontífice entrou no papamóvel acompanhado por Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A cerimônia começou por volta das 10h45min, com pouco mais de 15 minutos de atraso. Antes do início da missa, Dom Damasceno entregou ao papa uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida e recebeu de Francisco um cálice para a basílica. Depois o Papa incensou o altar e foi dado início à celebração.

Público aguarda na chuva

Cerca de 15 mil pessoas estão dentro da basílica, mas uma multidão de 200 mil pessoas, segundo estimativas da polícia militar local, o esperava do lado de fora, sob chuva e temperatura na casa dos 10°C. Pelo menos 7 mil agentes fazem a segurança do evento, entre militares e policiais.

Esta é a terceira visita de um papa a Aparecida. João Paulo II esteve neste local, em 1980 e Bento XVI, em 2007. Nesse mesmo ano, o cardeal Jorge Mário Bergoglio, hoje papa Francisco, participou em Aparecida da 5ª Conferência Episcopal Latino-Americana.

Rio de Janeiro-Aparecida

Por volta das 9h45min a aeronave aterrissou no aeroporto de São José dos Campos, distante cerca de 80 quilômetros de Aparecida, onde os fiéis o aguardavam.

Às 8h15min, ele havia embarcado em um jato da FAB, na Base Aérea do Galeão, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, rumo ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Depois de venerar a Imagem da Virgem, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, de participar de uma missa no santuário e de almoçar com o séquito papal, os bispos da Província Eclesiástica de Aparecida e estudantes do Seminário Bom Jesus, localizado na cidade, o papa deve retornar ao Rio de Janeiro às 16h10.

>> Leia todas as notícias sobre a vinda do Papa

ZERO HORA COM AGÊNCIAS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.