Notícias

Política  | 01/12/2012 11h05min

Rosemary teria dito que era "namorada de Lula" para interferir em nomeações

Conforme edição desta semana da revista Época, a ex-chefe do escritório da presidência da República em São Paulo, Rosemary de Noronha, usaria relação com Lula para demonstrar poder

Uma das principais personagens da Operação Porto Seguro, que investiga esquema de corrupção e tráfico de influência em órgãos federais, Rosemary Nóvoa de Noronha, 57 anos, ex-chefe do escritório da Presidência em São Paulo, teria se intitulado "namorada de Lula" para demonstrar poder.

É o que revela a revista Época na edição desta semana. Detalhes da relação de Rose, como é conhecida, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também estão contemplados na edição de Veja, que diz que ela tinha acesso irrestrito "à cabine privativa do Aerolula", o avião presidencial.

Já a Folha de São Paulo afirmou, na edição deste sábado, que o relacionamento entre os dois "por 19 anos se manteve oculto do público" e que "Quando a então primeira-dama Marisa Letícia não acompanhava o marido nas viagens internacionais, Rose integrava a comitiva oficial".

O jornal apontou ainda que o fato de Rose viajar no avião presidencial sem constar na lista oficial causava preocupação a oficiais da Aeronáutica. E que "nessas viagens, seguranças que guardavam a porta da suíte presidencial nas missões fora do Brasil registravam ao superior imediato a presença da assessora. Oficiais do cerimonial elaboravam roteiro e mapa dos aposentos de modo a permitir que o presidente não fosse incomodado".

Durante a semana, desde a deflagração da operação da Polícia Federal, insinuações de que Lula e Rose têm (ou tiveram) um caso amoroso tomaram conta do noticiário.

Um amigo do casal Lula e Marisa Letícia teria dito à Época que "Lula cometeu o erro de deixar que essa secretária se valesse da íntima relação de ambos" e que Lula "deveria ter cortado esse caso há muito tempo."

A revista conta ainda detalhes de como Rose teria usado a informação da relação próxima com Lula para fazer indicações e interferir em negócios. Segundo a reportagem da Época, em 2005, uma funcionária da Guarda Portuária passou a dizer na Codesp que fora indicada para o cargo porque era amiga da "namorada do Lula". Ela acabou demitida, depois de responder a sindicância pelo que falava. Contrariada, ao ligar para executivos para cobrar sobre a demissão, Rose teria dito: "Eu sou a namorada do Lula".

Segundo a revista Veja, Rose cotinuou próxima de Lula depois que ele saiu do Planalto. Isso estaria demonstrado em conversas que ela teve com Paulo Vieira, iinvestigado pela PF, durante o tratamento de Lula contra o câncer.

— "É, eu já falei para ele. Ele tem de parar de se expor em público enquanto aquela perna dele não ficar boa. Ele tá parecendo um velho caquético."

Rose ainda não deu entrevistas desde que a investigação da Porto Seguro veio a público. Apenas se manifestou por meio de nota oficial negando ter praticado irregularidades. Lula, que está em viagem ao Exterior, silenciou.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.