Notícias

 | 04/08/2009 18h48min

Acordo poderá facilitar indicação do Tamiflu em Caxias

Secretaria da Saúde e Sindicato dos Médicos devem fazer acordo nesta quarta-feira

A Secretaria Municipal da Saúde pode homologar nesta quarta-feira um acordo com o Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul para facilitar a prescrição do Tamiflu, um dos únicos medicamentos indicados para o tratamento do vírus Influenza, entre eles o H1N1. Na prática, o acordo prevê que todos os médicos estarão liberados para receitar o remédio para pacientes com sintomas da nova gripe.

Porém, a prescrição errada será de responsabilidade dos profissionais. Atualmente, o Tamiflu só pode ser receitado para pacientes internados, crianças menores de um ano, gestantes, obsesos, idosos, portadores de doenças cardíacas e diabéticos, entre outros. Para indicar o remédio, os médicos precisam preencher um formulário. Com o acordo, a distribuição do medicamento ficaria concentrada no hospital provisório montado na Rua Sinimbu, nas imediações do Camelódromo, no Centro.

— A indicação do Tamiflu será auditada pelo Ministério da Saúde e a liberação vai ter todo um processo que será divulgado — adiantou a médica infectologista Lessandra Michelim, integrante da comitiva estadual de enfrentamento à gripe A.

O presidente do Sindicato dos Médicos, Marlonei Santos, informou que a entidade entrou ontem com um mandado de segurança na Justiça para que todos os médicos tenham o direito de ministrar o Tamiflu na cidade. Segundo ele, a intenção é que o medicamento fique à disposição nas farmácias dos hospitais e do Pronto-atendimento 24 horas. A liberação seria feita por meio de um receituário em duas vias.

— O paciente que apresenta sintomas, mesmo que não seja do grupo de risco, deve ser tratado imediatamente. A responsabilidade sempre será do médico — disse Marlonei.

PIONEIRO
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.