Notícias

Mundo  | 25/06/2009 21h39min

Trajetória do "rei do pop" foi marcada por sucessos musicais e escândalos

Álbum "Thriller" segue até hoje como o mais vendido da história

A morte de Michael Jackson em um hospital de Los Angeles marca o fim a uma vida turbulenta, repleta de sucessos musicais e escândalos. Jackson nasceu em 26 de agosto de 1958 em Gary, Indiana. Ele se tornou conhecido desde pequeno como parte dos Jackson 5, e era indiscutivelmente o artista mais influente na música pop nos anos 1980. Ele se tornou o primeiro artista negro a emplacar um clipe na MTV.

> Especial: relembre momentos marcantes do astro

Era talvez o artista mais eletrizante de sua geração: famoso por suas danças frenéticas em que agarrava a virilha e cantava com voz alta salpicada de gritos e variações. Seu álbum Thriller — lançado em 1982 e que inclui os sucessos Beat It, Billie Jean e Thriller — segue até hoje como o mais vendido da história com mais de 100 milhões de exemplares vendidos.

Com o álbum Thriller, o cantor revolucionou a música pop tanto com suas canções como com seus célebres vídeos. Tanto que até hoje os zumbis do clipe de Thriller e os passes de dança de Billie Jean ainda são referência.

— Ele dançava como se estivesse dentro da música — disse uma vez o coreógrafo Jeffrey Daniels, que trabalhou com Michael quando este estava começando a carreira.

Depois desse primeiro grande sucesso, Michael lançou outros discos memoráveis, como Bad (1987) e Dangerous (1991). Mas, a partir daí, sua carreira começou a afundar e seu nome passou a ficar mais conhecido por suas excentricidades que por seu talento.

Apesar das várias tentativas para destroná-lo, Michael nunca abdicou de seu título. No ano passado, em comemoração aos seus 50 anos, lançou no mundo todo uma coletânea de sucessos chamada "King of Pop".

Confira trechos das músicas e veja fotos do cantor:



Tão conhecida como suas músicas ficou a vida pessoal do artista. Michael se casou duas vezes. A primeira foi com Lisa Marie Presley, filha do "rei do rock" Elvis Presley. A segunda foi com a enfermeira Deborah Rowe, mãe de dois de seus filhos, Prince Michael e Paris. O cantor ainda teve um terceiro filho, Prince "Blanket" Michael Jackson II, cuja mãe ninguém sabe quem é.

Excêntrico, nos últimos anos, o músico foi flagrado várias vezes vestido de mulher. Na década de 90, também houve rumores de que ele dormia numa câmara de oxigênio para não envelhecer.

Sobre sua fisionomia, que mudou significativamente desde que ficou ficou mundialmente conhecido, Michael admitiu fez duas cirurgias no nariz e uma para ficar com uma covinha no queixo, segundo a autobiografia Moonwalk (1988). Já sobre a mudança na cor da pele, o cantor atribuiu-a à doença conhecida como vitiligo, que causa despigmentação.

Ele chamou a atenção ao se rodear de crianças e se comportar como uma. Vivia em um rancho chamado Neverland (Terra do Nunca), construído em 1988 numa área de 11 mil metros quadrados, cobria o rosto com uma máscara cirúrgica e andava com um chimpanzé chamado Bubbles.

Foi acusado de abusar sexualmente de um menino de 13 anos, mas a investigação foi encerrada por falta de evidências. Sua imagem pública nunca se recuperou e seu afã por gastos astronômicos o deixou quase sem dinheiro.

Em março deste ano, o cantor convocou uma entrevista coletiva na qual anunciou uma série de 10 shows em Londres, no O2 Arena, em comemoração aos seus 50 anos. Todos os ingressos foram vendidos em pouco tempo e a AEG Live, empresa promotora do evento, informou sobre shows extras.

EFE E AP

Mural: deixe sua mensagem ao cantor
Na sua opinião, qual é o melhor álbum de Michael Jackson?
Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

25/06/2009 21h13min
Multidão chora morte de Michael Jackson na entrada do hospital
25/06/2009 19h41min
Michael Jackson morre aos 50 anos
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.