clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 04/10/2009 11h14min

PF indicia empresário e DJ por vazamento de prova do Enem

A nova data do exame será decidida nesta segunda-feira

A Polícia Federal indiciou neste sábado dois suspeitos de fraudarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): o empresário e publicitário Luciano Rodrigues e o DJ Gregory Camillo de Oliveira Craid. A PF está convencida do envolvimento de ambos na trama do vazamento das provas.

O exame foi cancelado na quinta-feira e a nova data será decidida amanhã em uma reunião de representantes do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) com reitores das universidades e de instituições federais. Técnicos do ministério avaliam que devem aplicar o teste só na segunda quinzena de novembro porque precisam corrigir as falhas de segurança detectadas na estratégia do exame.

Rodrigues e Gregory foram interrogados à tarde na superintendência regional da PF em São Paulo. Depois dos depoimentos, eles foram liberados. A polícia não vê necessidade de pedir a prisão dos dois à Justiça. Gregory afirmou à PF que teria sido Felipe Pradella quem obteve as provas e as repassou a ele. Ainda não se sabe se Pradella é segurança do consórcio contratado para aplicação e logística do exame ou se tinha a função de coordenar o manuseio dos cadernos de questões. O plano era vender os documentos "para repórteres" e "levantar um dinheiro".

Após 72 horas de investigação, o inquérito está praticamente fechado na avaliação da PF. Falta localizar Pradella. A PF quer saber se ele teria agido sozinho ou se teve auxílio de alguém que tivesse acesso ao cofre onde os papéis estavam guardados. Rodrigues e Gregory foram enquadrados no artigo 325 do Código de Processo Penal, que define o crime de violação de sigilo funcional. A pena prevista, em caso de condenação, é de 6 meses a dois anos de detenção.

Confira ao lado a prova do Enem que vazou e o gabarito do exame

Você tem dúvidas sobre a realização da prova? Clique aqui e mande sua pergunta para nosso mural.

Aproveite a suspensão da prova para estudar pelo gráfico:

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.