clicRBS
Nova busca - outros

Unimed Espaço Vida

Notícias

Conteúdo: unimedespacovida  | 26/01/2010 17h37min

Correr pode ajudar a melhorar o funcionamento do cérebro

Estudo publicado comprova relação entre células cerebrais e memória

A corrida pode fazer mais do que melhorar seu condicionamento físico e cardiovascular. Segundo estudo recentemente publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, esse exercício pode ter um impacto significativo na função cerebral, melhorando o aprendizado e a memória. Em testes com ratos, os cientistas observaram que os roedores que, voluntariamente, corriam nas rodinhas apresentavam maior número de células cerebrais e tinham melhor desempenho em testes de aprendizado espacial do que os animais que não se exercitavam. De acordo com os pesquisadores, a corrida tem efeito profundo no hipocampo – área do cérebro responsável pelo aprendizado e pela memória.

O aprendizado espacial é a habilidade de se deslocar em um lugar desconhecido ou de falar a diferença entre dois padrões, enquanto a memória espacial se refere à capacidade de se lembrar da localização ou disposição de objetos no espaço. No caso da pesquisa, os cientistas descobriram que os ratos mais fisicamente ativos tinham uma melhora considerável no aprendizado, sendo mais capazes de perceber a diferença entre os locais de dois estímulos adjacentes idênticos.

De acordo com os autores, essa habilidade demonstrada pelos ratos que corriam nas rodinhas estava intimamente associada com um aumento no crescimento de novas células no hipocampo. Experiências atuais com ratos têm demonstrado repetidamente que correr aumenta o número de novas células cerebrais nesta área, ao contrário da crença que vigorou até o final dos anos 1990, de que não haveria o crescimento de novas células cerebrais após o nascimento.

“Atualmente, as crescentes evidências continuam a revelar que o exercício provoca significativas alterações fisiológicas e estruturais no cérebro que são benéficas para a função cognitiva”, concluíram os autores, recomendando a prática regular de atividades físicas.

Fonte: PNAS Early Edition. 19 de janeiro de 2010.


Comente esta matéria

Mais Notícias

Conteúdo: unimedespacovida  16/02/2010 16h51min
Atitudes premiadas com o tempo
Conteúdo: unimedespacovida  16/02/2010 16h45min
Aproveite cada fase da vida
Conteúdo: unimedespacovida  16/02/2010 16h40min
É preciso agir
Conteúdo: unimedespacovida  16/02/2010 16h38min
Aceite a metamorfose
Conteúdo: unimedespacovida  16/02/2010 16h16min
Respeitar não tem idade
Conteúdo: unimedespacovida  16/02/2010 16h09min
Espaço Vida Unimed Centro forma nova turma
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.