clicRBS
Nova busca - outros

Unimed Espaço Vida

Notícias

Conteúdo: unimedespacovida  | 22/09/2009 21h45min

Cuidar do ambiente faz bem à saúde

Ninguém duvida de que é preciso rever hábitos se a intenção é amenizar os estragos na natureza. Mas não basta esta consciência. É preciso agir de tal forma que a satisfação pessoal se transforme no motor de uma mudança cultural

Toda segunda quarta-feira do mês, Hideaki Iijima limpa o Parque da Aclimação, em São Paulo. O empresário japonês, que adotou o Brasil para morar, administra a rede paulista de salões de beleza Soho e integra a ONG Zeladoria do Planeta (www.zpb.org).

No sábado passado, dia 19, a praia do Porto da Barra, em Salvador, recebeu o Coastal Clean up Day - o dia mundial de limpeza de praias. Lá estava Lisiane Braga, voluntária do Greenpeace e presidente do Instituto RAM de Reeducação Ambiental, que ajudou a organizar o evento na Bahia.

Em Espumoso, no Rio Grande do Sul, desde que o médico Carlos Mânica se envolveu num projeto de gerenciamento de resíduos, o tratamento do seu lixo particular, em casa, nunca mais foi o mesmo.

Perto ou longe, de modo grandioso ou sem grandes pretensões, não faltam exemplos de atitudes em benefício da saúde do planeta. Basta olhar em volta e vasculhar ONGs pela Internet. O contrário também persiste, infelizmente e para o espanto geral: ou você já deixou de flagrar gente jogando bagana de cigarro no chão ou lixo pela janela do carro? O que diferencia essas pessoas das citadas no início desse texto? Não é apenas a falta de consciência ambiental.

A conscientização (consciência + ação) ajudou Iijima, Lisiane e Mânica a darem o primeiro passo. O que os fez continuar foi o fato de encontrarem valor e resultados naquilo que executam, de modo a se sentirem recompensados.

"No início, o Parque da Aclimação era muito sujo. Com o tempo, foi ficando mais limpo. O exemplo que passamos sensibiliza os transeuntes, que passam a sujar menos. O senhor Iijima faz isso porque ama o Brasil que o acolheu. A Zeladoria do Planeta convida a todos que amam este país e este planeta a espalharem esse movimento de limpeza física e mental", conclama Hiroaki Kokudai, secretário da organização.

"Sinto o maior prazer no que faço. Sinto-me útil e realizada. Acredito que todos nós deveríamos contribuir com a coletividade de alguma forma, até para justificar o direito que tivemos de estar aqui. É uma relação de troca com benefícios mútuos. Talvez seja cômodo acordar, ir ao trabalho, voltar e dormir, mas até que ponto isto é vida em sua plenitude? Nossa capacidade construtiva é tão mais ampla! Por que então não ter uma atitude extra e fazer algo mais?", pergunta Lisiane.

"Para mim, está evidente que cuidar do ambiente é um gesto de inteligência do ser humano", conclui Mânica.


Comente esta matéria

Mais Notícias

Conteúdo: unimedespacovida  16/02/2010 16h51min
Atitudes premiadas com o tempo
Conteúdo: unimedespacovida  16/02/2010 16h45min
Aproveite cada fase da vida
Conteúdo: unimedespacovida  16/02/2010 16h40min
É preciso agir
Conteúdo: unimedespacovida  16/02/2010 16h38min
Aceite a metamorfose
Conteúdo: unimedespacovida  16/02/2010 16h16min
Respeitar não tem idade
Conteúdo: unimedespacovida  16/02/2010 16h09min
Espaço Vida Unimed Centro forma nova turma
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.