Internet | 28/07/2009 09h53min
A rede pública de televisão BBC compartilhará a partir desta terça-feira seus vídeos com quatro dos jornais nacionais de maior tiragem do Reino Unido, que poderão incorporá-los a seus sites de forma totalmente gratuita.
Segundo informou a própria BBC, esta iniciativa representa uma mudança nas relações da entidade com os veículos privados de imprensa e responde à necessidade de potencializar a função de serviço público dos jornais.
Os internautas poderão ver os vídeos da BBC nos sites de The Guardian, The Independent, The Daily Telegraph e The Daily Mail. Outras publicações podem se somar ao acordo em breve.
Nos últimos tempos, os veículos de imprensa privados acusaram a BBC de aproveitar o dinheiro do contribuinte do Reino Unido para expandir seu domínio em outros campos, como a internet, boicotando o progresso do resto da mídia em uma fase de extrema dificuldade por causa da queda das receitas com publicidade.
Além disso, o Executivo anunciou em junho uma proposta para destinar 3,5% da receita da contribuição que mantém a BBC (de € 4,176 bilhões anuais) para o financiamento de programas educativos e de notícias regionais em outras emissoras, uma iniciativa que se deparou com uma enérgica rejeição da cúpula da emissora.
Para fazer frente às pressões, a BBC parece ter optado por suavizar as relações com o resto do setor e enfrentar bem as dificuldades compartilhando seu material audiovisual, como já vem fazendo com o portal YouTube.
Neste caso, entretanto, não se trata de uma cessão gratuita, já que a rede recebe uma parte da receita publicitária do site.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.