Internet | 05/06/2009 10h10min
Uma das ferramentas mais famosas da internet na atualidade chegou mais uma vez ao auge na grande mídia tradicional: a capa da revista Time. O Twitter – ferramenta que permite a troca de mensagens de até 140 caracteres – deve “mudar as nossas vidas”, segundo a publicação norte-americana.
A edição de 15 de junho da publicação traz na capa uma reprodução do tweet do repórter Steven Johnson sobre a matéria:
“Eu escrevi a matéria de capa da TIME desta semana sobre como o Twitter está mudando nossas vidas – e nos mostrando o futuro da inovação. Compre uma!”
O texto explica como funciona a ferramenta, seu mote inicial – o que você
está fazendo agora? – e o conceito de “conversação aberta” (open conversation) – ou seja, um diálogo, ou
debate, realizado inicialmente entre poucas pessoas, que aos poucos agrega outros participantes através da ferramenta.
O repórter relata sua participação em um evento fechado no qual os participantes começaram a "tuitar" sobre o debate, abrindo a discussão para outros usuários, presentes ou não no mesmo local.
A revista também destaca celebridades utilizando o Twitter e meios como a ferramenta pode modificar o meio de negócios na internet.
Segundo Paul Boutin, do blog Venture Beat, a promessa da matéria de explicar como o Twitter mudará nossas vidas não foi cumprida.
– Johnson conta o episódio em que ele estava em uma importante e fechada conferência quando – Oh, meu Deus! – as pessoas começaram a postar no Twitter sobre o evento – ironiza Boutin.
No Twitterati, o artigo também não recebe grandes elogios. Segundo Mark Evans, a matéria não traz nenhuma epifania sobre a ferramenta, ou grande esclarecimento.
Surgindo em março de 2006, o Twitter ganhou bastante visibilidade neste ano, quando celebridades passaram a utilizar o microblog. Entre elas estão Ashton Kutcher, Britney Spears, Oprah Winfrey e Barack Obama.
A rede tem cerca de 10 milhões de usuários em todo o mundo, gerou várias aplicações de terceiros para computadores e celulares, visando facilitar o uso do sistema, e tem ganho cada vez mais espaço na mídia.
O Twitter é só mais uma modinha da web, vai desaparecer como o second life! Ô coisa mais sem graça...
Artigo publicado em edição de junho não traz grandes novidades, dizem blogueiros
Foto:
Reprodução, Times.com
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.