clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Internet  | 17/05/2009 14h10min

Conheça 10 alternativas ao Twitter para microblogs

Sites oferecem serviços similares, e às vezes melhores que a ferramenta mais pop da rede

Guilherme Neves  |  guilherme.neves@rbsonline.com.br

Desde o seu lançamento, em 2006, o Twitter tem se firmado como sinônimo de microblogging, sem concorrência e com toda a atenção da maioria da mídia, e do mercado. Completando três anos com maratonas de popularidades entre famosos, Oscars da internet e crescimentos na casa dos três dígitos, o Twitter não é o único, acreditem.

Mapeamos aqui na redação do clicRBS 10 alternativas ao microblog. Algumas, exclusivamente dedicadas ao formato de comunicação, com mensagens curtas, trocadas entre usuários.

Outras, contendo ferramentas similares dentro de um serviço maior.

Antes de mais nada, os critérios para ser um sósia do Twitter: mensagens curtas, de texto; permitir uma legião de seguidos e seguidores; links encolhidos aceitos.

# 1 - Plurk: com mensagens de até 140 caracteres, o Plurk exibe os textos dos seus participantes numa linha do tempo que pode ser consultada a qualquer momento pelos usuários. Pela ferramenta é possível compartilhar vídeos e fotos, algo que no Twitter não se faz. O recurso de URLs encolhidas também está disponível. Além disso, o Plurk permite o envio de mensagens para um grupo específico, emoticons e organiza as conversas junto à mensagem inicial, facilitando a visualização. O Plurk é feito pela A-Team.

# 2 - Jaiku: serviço comprado pelo Google recentemente, o Jaiku também segue a fórmula dos 140 caracteres. A ferramenta também acrescenta ícones para facilitar a comunicação. É possível colocar símbolos que vão de sinais de trânsito à cartoons às mensagens. O Jaiku também permite a criação de canais pelos quais os seguidores seguem mensagens relacionadas a um assunto, ou pessoa, do canal. Atualmente, o Jaiku é mantido por engenheiros do Google no seu “tempo livre”.

# 3 - FriendFeed: o FriendFeed faz o papel de agregador de redes sociais. Facebook, Twitter, YouTube e Flickr são alguns dos sites que podem publicar diretamente na lista do site. O layout é bastante similar ao Twitter, com algumas vantagens, como os grupos. Ele também possui aplicações para uso facilitado via browser.

# 4 – Tumblr: textos, fotos, áudios e vídeos podem entrar no microblog Tumblr. O site tem acesso gratuito e oferece o microblog no sentido mais (ou menos) pleno do formato – é apenas um blog em miniatura, mantendo os mesmo recursos de uma página similar “normal”.

# 5 - Hictu!: a versão multimídia dos microblogs, o Hictu permite aos usuários criarem seus microblogs com texto, áudio ou vídeo. Conforme a página, basta apertar o botão record para capturar seu “microvlog”.

# 6 - Identi.ca: a versão open source do microblogging pede, no registro, que os usuários aceitem a licença creative commons. O projeto, ainda em desenvolvimento, se defende bem com a interface, mas não possui tantos recursos de integração quanto se esperaria de uma ferramenta similar ao Twitter. A interface é simples, leve e não deve em nada para Twitter, sendo que também tem grupos.

# 7 – Seesmic: outro candidato a Twitter dos vídeos, o Seesmic oferece uma ferramenta online para gravação de vídeos.

# 8 - Yammer: lançado em 2008, é um microblog para executivos. A entrada é condicionada ao domínio de e-mail do usuário. Também é possível enviar mensagens para grupos, incluindo arquivos anexados. O serviço possui clientes para iPhone e BlackBerry.

# 9 - Grooner: mais uma alternativa livre, o Grooner é um pacote com a linguagem PHP. Ele permite posts de até 141 caracteres, e inclui a possibilidade de enviar emoticons e criar listas de amigos.

# 10 – Ping.fm: trata-se de um agregador que permite aos usuários publicar mensagens em 40 redes sociais simultaneamente. As redes incluem microblogs, blogs e sites de relacionamento.

CLICRBS
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2026 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.