clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Internet  | 15/04/2009 07h10min

Polícia usa Twitter para combater crimes nos EUA

Microblog serve para dar avisos sobre crimes, dicas e monitorar ocorrências

O uso do microblog Twitter no combate a crimes nos Estados unidos é algo que está se popularizando. Cidades norte-americanas utilizam a ferramenta para informar a população sobre crimes e até para monitorar possíveis ocorrências.

Em Milwaukee, os policiais utilizam o Twitter para dar avisos, dicas de como evitar assaltos e informar sobre o trânsito e operações das autoridades na cidade. O perfil da polícia de Milwaukee no Twitter tem cerca de 920 seguidores.

A polícia de outras cidades, como Boston, Baltimore e Richmond, também aposta no Twitter como ferramenta de informação. Uma das vantagens do Twitter é que as mensagens são enviadas imediatamente, e podem ser lidas em computadores ou dispositivos portáteis.

Enquanto a polícia de Milwaukee e de outras cidades usa o Twitter, basicamente, para direcionar os leitores a seus sites, o Corpo de Bombeiros de Los Angeles (Califórnia) utiliza o serviço tanto para enviar quanto para receber informações. O bombeiro e porta-voz Brian Humphrey diz que monitora palavras como "LA" e "fogo" no Twitter. Dessa forma, ele consegue ter informações atualizadas sobre qualquer ocorrência, a tempo de informar os outros bombeiros.

Perigo das contas falsas

Mas o serviço não está livre dos riscos, como provou um caso recente. Um usuário fazia se passar por uma autoridade de Austin, no Texas, e utilizava símbolos oficiais da cidade. Ele tinha 450 seguidores, usava o Twitter de maneira irônica e teve a conta cancelada, mas ainda não foi encontrado pela polícia.

O potencial para a disseminação de informações erradas preocupa Craig Mitnick, criador da Nixle LLC, espécie de serviço de informações municipais internas que pode ser usado por agências públicas. Segundo ele, sites como o Twitter e o Facebook "foram feitos por razões sociais, e não como fontes de informações confiáveis. É uma bomba-relógio prestes a explodir".

AP
Reprodução / 

Twitter é utilizado pela polícia para combater o crime
Foto:  Reprodução


Comente esta matéria
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2020 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.