| 14/10/2008 11h38min
Os países nórdicos estudam aprovar um plano para apoiar de forma econômica a Islândia, imersa em uma grave crise financeira que levou à nacionalização de seus três principais bancos. A afirmação foi feita nesta terça, dia 14, pelo primeiro-ministro da Dinamarca, Anders Fogh Rasmussen, em um encontro com a imprensa estrangeira.
O líder dinamarquês informou também que ele e seus colegas nórdicos mantiveram vários contatos nas últimas semanas com o primeiro-ministro islandês, Geir Haarde, a propósito da situação na Islândia. Os bancos centrais de Suécia, Noruega e Dinamarca já aprovaram em maio passado um crédito extraordinário no valor de 1,5 bilhão de euros (US$ 2,3 bilhões) a seu colega islandês para fortalecer sua moeda e estabilizar sua economia.
A Bolsa de Reykjavik retomou nesta terça as sessões, após três jornadas seguidas de fechamentos com perspectivas negativas por causa da crise financeira. Uma delegação islandesa viajou hoje até Moscou para negociar com as autoridades russas a concessão de um crédito extraordinário, enquanto a Islândia mantém também contatos com o Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre uma possível ajuda para evitar o colapso econômico.
O Governo islandês ditou no início da semana passada um decreto urgente que permitiu a nacionalização dos três principais bancos do país.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2026 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.