| 10/10/2008 12h18min
As empresas do agronegócio estão abaixo de outros segmentos da economia brasileira em matéria de investimentos em sustentabilidade. A afirmação foi feita por Mauro Ambrósio, da BDO Trevisan, que realizou a terceira edição de um estudo sobre responsabilidade social corporativa.
– O menor percentual é o do agronegócio. Historicamente, as empresas do agronegócio têm tido algum tipo de problema com relação à sustentabilidade, principalmente, no emprego de mão-de-obra e de meio ambiente – disse ele nesta sexta, dia 10, ao Agribusiness Online.
A pesquisa da BDO Trevisan foi feita com empresas de diversos setores e concluiu que é cada vez menor o número de empresas que consideram a responsabilidade social como parte da estratégia de negócios. A conclusão é de um estudo da BDO Trevisan, segundo o qual ainda são baixos os investimentos para a adoção de normas que qualifiquem as corporações.
Na avaliação da consultoria, existe a percepção de que o surgimento de novas oportunidades de negócios está relacionado a práticas socialmente responsáveis, mas o investimento ainda é pequeno.
– Caiu 20% neste ano, o que mostra certo receio dos empresários com a crise que se estabelece. A diminuição de investimentos pode afetar drasticamente nos projetos sociais das empresas – avaliou Mauro Ambrósio, da BDO Trevisan.
Mesmo assim, para 67% das empresas pesquisadas, a estratégia de negócios inclui a responsabilidade social corporativa. Nessas, o envolvimento dos conselhos administrativos é maior. Ainda de acordo com a BDO Trevisan, 44% das empresas possuem orçamento destinado ao tema, 69% dos empresários demonstram amplo conhecimento sobre o assunto e 58% entendem que a divulgação do relatório de sustentabilidade faz parte da prática de governança.
– A crise afeta um pouco, mas acho que falta uma conscientização dos empresários de que, mesmo em tempos de crise, é importante investir em sustentabilidade – acrescentou Ambrósio.
CANAL RURALGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2026 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.