| 10/10/2008 11h23min
A queda dos preços das commodities explica a queda no volume de contratos agropecuários registrada em setembro pela BM&F Bovespa. A avaliação é do diretor de commodities da Bolsa, Ivan Wedekin.
De acordo com o relatório mensal de volume de negócios, foram negociados 308,8 mil contratos futuros e de opções do mercado agropecuário, contra 333,7 mil em agosto. O volume financeiro foi de US$ 4,22 bilhões, contra US$ 5,22 bilhões de agosto. O contrato que liderou os negócios foi o do boi gordo (176,4 mil), seguido por café arábica (80,5 mil).
– A maior parte da queda se deve à queda dos preços das commodities. Mas o relevante é que nos últimos quatro meses, passamos da marca de 300 mil contratos negociados por mês, o que é um recorde na movimentação da Bolsa – disse Ivan Wedekin.
O diretor de commodities da BM&F Bovespa fez as declarações em São José do Rio Preto, onde participa das atividades do programa BM&F Bovespa vai ao campo. A iniciativa visa orientar produtores sobre as diversas modalidades de investimento no mercado de capitais e de derivativos. Ivan Wedekin destacou a importância do uso dos mecanismos de proteção de preços no mercado futuro pelos produtores rurais
– Em momentos de grandes oscilações de preços, que são características dos mercados agrícolas, é preciso que o produtor se prepare para contratar um seguro de preços. Essa é a função do nosso projeto, no sentido de popularizar as ferramentas.
O programa BM&FBovespa vai ao campo já passou por Campo Mourão, Maringá e Londrina, no Paraná, depois de São José do Rio Preto, a caravana segue para Presidente Prudente (SP), Uberlândia (MG), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Rio Verde (GO) e Sorriso (MT). Em parceria com o Canal Rural, no projeto Bolsa no Campo, as atividades serão retransmitidas para cerca de 18 milhões de pontos de recepção por antena parabólica e TV a cabo.
CANAL RURALGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2026 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.