| 08/10/2008 08h31min
O Federal Reserve (Fed, Banco Central Americano), o Banco Central Europeu (BCE) e outras quatro autoridades monetárias da Europa e da América do Norte acertaram nesta quarta, dia 8, reduções simultâneas nas taxas de juros para enfrentar a crise financeira.
A taxa de juros básica nos Estados Unidos foi reduzida em meio ponto percentual, para 1,5%.
"O ritmo de atividade econômica desacelerou de forma notável em meses recentes", declarou o Fed.
"A intensificação das turbulências do mercado financeiro provavelmente causará restrições adicionais da despesa, em parte, por causa da redução de capacidade das famílias e empresas para obterem crédito", acrescenta.
O BCE diminuiu a taxa de juros da zona do euro em 0,5 ponto percentual, para 3,75%. Segundo autoridade monetária da União Européia, a medida entrará em vigor no dia 15 de outubro.
A decisão foi tomada dias depois que, na reunião realizada na última quinta, dia 2, o BCE decidiu manter os juros básicos na zona do euro em 4,25%.
Na ocasião, a instituição européia também manteve em 5,25% a facilidade marginal de crédito, usada para conceder créditos overnight por parte de bancos centrais nacionais, e deixou estável em 3,25% a facilidade de depósito, que remunera depósitos overnight em autoridades monetárias nacionais.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2026 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.