| 07/10/2008 18h30min
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta terça, dia 7, a ampliação de linhas de crédito voltadas à exportação, no valor de R$ 5 bilhões. A liberação dos novos recursos, anunciada na segunda, dia 6, aguardava apenas aprovação.
O banco dividiu a linha de crédito em duas categorias, uma voltada à exportação de bens de capital, sem limite de financiamento, e outra para os demais setores, com empréstimo máximo de R$ 150 milhões por empresa.
O prazo médio para liberar o dinheiro é de 20 dias, mas pode ser reduzido a apenas cinco dias, dependendo do valor solicitado.
O presidente do banco, Luciano Coutinho, afirmou esperar que a crise de crédito no Brasil seja resolvida em até três meses. Ele explicou que o objetivo da ampliação da linha de crédito é garantir financiamento às empresas exportadoras até que a situação da economia mundial se estabilize.
– A economia brasileira tem plenas condições de manter trajetória satisfatória de crescimento. Nós temos a economia e o sistema bancário saudáveis. O que nós temos que evitar é que a crise de crédito lá fora seja transmitida para o Brasil – disse Coutinho.
AGÊNCIA BRASILGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2026 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.