clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 04/10/2008 14h23min

Tropas federais vão reforçar 459 municípios

Estado com maior número de municípios com segurança reforçada é o Piauí, onde 131 cidade terão ajudas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de forças federais a 459 municípios de 11 Estados, para acompanhar a realização do primeiro turno das eleições municipais, que acontece amanhã. Segundo informações do site do TSE, o número considera as autorizações concedidas até o meio-dia de hoje, mas não contabiliza a situação no Rio de Janeiro, considerada "específica".

O Estado com maior número de municípios com segurança reforçada é o Piauí: 131 cidades terão ajuda. De acordo com o TSE, foi aprovado reforço também para 18 municípios de Alagoas, 38 do Amazonas, cinco do Amapá, 29 do Maranhão, quatro de Mato Grosso do Sul, 99 do Pará, três da Paraíba, 106 do Rio Grande do Norte, 23 de Sergipe e três de Tocantins. Ainda segundo o TSE, a instituição repassou R$ 41,6 mil para o Ministério da Defesa administrar o envio de forças federais aos Estados e também ao Rio.

O número de cidades com segurança reforçada é maior do que nos pleitos anteriores. Nas eleições municipais de 2004, o TSE aprovou o envio de tropas federais para 344 localidades de 12 Estados (Acre, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Tocantins). No primeiro turno das eleições de 2006, foram enviados reforços a 142 municípios de nove Estados. No segundo turno, foram 124 municípios em sete Estados.

Na maioria dos Estados, o envio das forças atende às solicitações dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). No Rio, a situação é considerada atípica porque a atuação das forças não foi solicitada processualmente pelo TRE. A chamada Operação Guanabara, realizada no Rio de Janeiro, seguiu outro trâmite.

De acordo com o TSE, a presença das forças na capital fluminense se deve a um entendimento firmado entre o governo federal e a Justiça Eleitoral, com o apoio das autoridades locais, para atuação em áreas afetadas por milícias e pelo tráfico de drogas. Nessas áreas, a vigília começou em setembro. Nos outros Estados, a segurança é reforçada apenas no dia da eleição.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.