clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 11/08/2008 10h48min

Ministério da Agricultura lança programa de combate ao bicudo do algodoeiro

Ações devem fortalecer sistema de produção agrícola da cultura

Para padronizar as ações de combate ao Anthonomus grandis, mais conhecido como bicudo do algodoeiro, a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou o Programa Nacional de Controle do Bicudo do Algodoeiro (PNCB). O programa  tem o objetivo de fortalecer o sistema de produção agrícola do algodão, com ações estratégicas de defesa sanitária vegetal e suporte da pesquisa agrícola  e de assistência técnica na prevenção e controle da praga.

As diretrizes do PNCB ficarão a cargo de uma comissão presidida pelo coordenador-geral de Proteção de Plantas do Departamento de Sanidade Vegetal da SDA. A comissão será formada ainda por um representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e um da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

O bicudo do algodoeiro, introduzido no Brasil em 1983, é atualmente considerado a principal praga das culturas de algodão. Os prejuízos são resultantes dos danos causados às estruturas reprodutivas do algodoeiro e ao produto final, reduzindo diretamente a produção do algodão. Devido à necessidade de adoção de várias práticas culturais e de manejo da praga, o produtor é obrigado a conviver com um custo de produção mais elevado.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2026 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.