| 26/06/2008 09h57min
O Serviço Florestal Brasileiro, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, criou ontem uma nova ferramenta para obter informações sobre as florestas públicas brasileiras: o Sistema Nacional de Parcelas Permanentes (Sispp).
Ele permite acompanhar o crescimento e evolução de florestas a partir de dados coletados na mata e estatísticas. A resolução que regulamenta o uso do sistema foi publicada no Diário Oficial da União e a novidade foi anunciada na abertura do Seminário Nacional de Dinâmica de Florestas, em Curitiba (PR).
Pesquisadores do Serviço Florestal e de universidades parceiras do projeto já levantam informações no Pará e em Santa Catarina. O plano é criar o Portal Nacional de Gestão Florestal, ainda sem data para lançamento, com informações sobre as condições ecológicas, sociais e econômicas das florestas. O Sispp reunirá informações sobre a Amazônia, Mata Atlântica, pantanal, cerrado e caatinga.
De acordo com a última atualização do Cadastro Nacional de Florestas Públicas, feita dia 20, o Brasil tem 210 milhões de hectares de florestas públicas.
A maior parte dessa área é federal, pois o Serviço Florestal ainda não recebeu dados sobre as florestas estaduais. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a expectativa é que a área de mata chegue a 300 milhões de hectares.
DIÁRIO CATARINENSEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2026 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.