| 21/06/2008 11h10min
Na região de Alta Floresta, em Mato Grosso, a agricultura familiar responde por cerca de 50% da atividade agrícola. Um dos cultivos mais expressivos é o da cana-de-açúcar. A produção média de seis toneladas/mês (ou 72 toneladas/ano) lidera a lista dos produtos mais vendidos pela principal cooperativa local (29,3%), sendo comercializado tanto em Mato Grosso como em pontos de vendas nas cidades de Belo Horizonte e São Paulo, além da exportação para países como Áustria e Itália. O grupo produz açúcar mascavo, melado e rapadura.
Em 2008, a produção será dobrada – cerca de 150 toneladas. Quanto às exportações, já venderam açúcar para a Áustria, que em agosto desse ano receberão um container de 17 toneladas. Antes, porém, embarcam, pelo porto de Santos, o primeiro container, de 24 toneladas de açúcar, vendido para a Itália.
Os agricultores, que produzem também café e pupunha em sistema de consórcio, guaraná e outros produtos para subsistência foram visitados durante quatro dias por Juarez de Paula, gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae Nacional, pela diretora do Sebrae Mato Grosso, Eneida Maria de Oliveira, e pela secretária executiva da Rede de Tecnologia Social, Larissa Barros.
– Os pequenos negócios estão muito mais próximos de um novo modelo de desenvolvimento com base na sustentabilidade. Esse projeto deve ganhar uma visibilidade mundial, por ser uma iniciativa que precisa ser divulgada como algo positivo, para mudar um pouco a visão negativa de Mato Grosso – disse.
AGÊNCIA SEBRAEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2026 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.