clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 04/06/2008 10h28min

Alimentação balanceada resulta em cabelos lindos

Queda e demora no crescimento podem ser revertidos com os nutrientes certos

Ter cabelos de Rapunzel, longos e sempre brilhosos e macios, não é milagre exclusivo do uso de cosméticos. Para fazê-los crescer com saúde, evitando a queda dos fios, médicos e nutricionistas garantem que a alimentação pode ser uma grande aliada.

Segundo pesquisa de cientistas americanos divulgada pela revista Rapid Communications in Mass Spectrometry, os hábitos alimentares refletem no estado dos cabelos. Os pesquisadores da Universidade Brigham Young, em Utah, explicam que o fio de cabelo cresce através do acúmulo de proteínas em sua base, e elas são influenciadas pela nutrição. Cada pessoa possui, em média, 130 mil fios na cabeça, que crescem em torno de um centímetro por mês.

– O cabelo tem um ciclo de vida. Ele nasce, cresce, passa por uma fase de repouso e cai. É normal esta renovação, mas quando os fios caem exageradamente (mais de cem por dia) e demoram a crescer, o problema pode ser amenizado com uma boa alimentação – afirma a médica nutróloga Paula Schlobach, do Espaço Stella Torreão.

Segundo ela, os alimentos mais indicados para ajudar os cabelos a crescerem com aspecto mais saudável são os ricos em ferro, vitamina B12, minerais cobre e zinco, biotina, proteínas e iodo (veja lista abaixo).

– É bom reduzir ao máximo os alimentos artificiais, refinados e enlatados, optando por uma alimentação mais natural e equilibrada. Beber bastante água e comer frutas variadas também ajuda – acrescenta Schlobach.

A médica explica que suplementos vitamínicos também podem ser benéficos se indicados por um médico. Nos casos mais graves, destaca ela, um profissional pode receitar um medicamento específico.

– Não adianta tomar um remédio para acabar com a queda de cabelos se os fios estão fracos e desnutridos. A parte nutricional é essencial para auxiliar no tratamento.

A vendedora Maria Brandão sentiu o problema na pele. Meses depois de ter aderido à dieta vegetariana, percebeu que os cabelos ficaram quebradiços e começaram a cair em grande quantidade. O alerta para procurar um médico partiu de seu cabeleireiro.

– Fui fazer uma escova e, durante a lavagem, a pia quase entupiu com tanto cabelo. Além disso, eu sempre acordava com o travesseiro lotado de fios. A médica disse que eu estava com anemia (deficiência de ferro) e tinha que voltar a comer carne pelo menos uma vez por semana e alimentos com proteínas todos os dias. Com ajuda de cápsulas de suplementos vitamínicos, o problema desapareceu – conta a vendedora.

A nutróloga Paula Cabral, da Clínica Hagla, sugere o consumo de verduras, legumes e frutas para ajudar na reposição de vitaminas e sais minerais:

– A vitamina C, presente em frutas cítricas, é um anti-oxidante importante para o organismo. A vitamina A controla a produção de sebo no couro cabeludo e está presente em alimentos como óleo de fígado de peixe, espinafre, cenoura e ovo.

Substâncias e alimentos que contribuem para a saúde dos cabelos
Ferro: carnes vermelhas, vegetais folhosos verdes-escuros.

B12: fígado, ovos, leites e derivados.

Zinco: carnes vermelhas e brancas, fígado, frutos do mar, gérmen de trigo.

Cobre: frutos do mar (principalmente nas ostras) e cereais integrais.

Proteínas: carnes em geral, ovos e leite.

Iodo: peixes de água salgada e sal de cozinha.

Biotina: gema do ovo, fígado e leite.
Problemas que podem contribuir para a queda dos cabelos
> alimentação desregulada
> estresse
> gravidez
> interrupção do uso de anticoncepcionais
> seborréia
> diabetes
> propensão genética
> períodos após regimes de emagrecimento
> infecções ou febres
> ovário policístico
> alteração da tireóide
Alguns hábitos para evitar a perda excessiva de fios
Fonte: Agência O Globo
> ter uma alimentação equilibrada
> lavar os cabelos com água morna (nunca muito quente)
> evitar o uso de xampus dois em um
> não dormir com os cabelos úmidos
> usar condicionadores apenas nas pontas
> usar pentes de dentes largos de madeira ou osso
> não abusar dos secadores excessivamente quentes e das chapinhas
> evitar passar tinturas
Divulgação / 

Beleza dos cabelos depende também da alimentação
Foto:  Divulgação


Veja mais em Saúde e Beleza
Blog Glitter: Por um cabelo feliz
Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

02/06/2008 14h08min
De braços abertos, mas cheirosa
26/05/2008 13h48min
Cabelos lisos, sem formol
05/05/2008 14h28min
Franja: sem medo de ousar
05/05/2008 13h55min
Tenha o cabelo do inverno
17/04/2008 14h11min
Loiríssima, eu?
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.