| 01/06/2008 11h10min
Apicultores e empresários do setor estarão reunidos a partir deste domingo, dia 1º, até 4 de junho em Belo Horizonte (MG) durante o 17º Congresso Brasileiro de Apicultura, o evento mais significativo da apicultura nacional. Com o tema "Abelhas para a Humanidade: Produtividade, Qualidade e Meio Ambiente", o evento terá programação diversificada.
A primeira oficina tratará das boas práticas apícolas na extração de mel e própolis e a segunda sobre transferência e divisão de colônias de abelhas sem ferrão. Durante o evento, os participantes também poderão contar com um serviço de consultoria técnica e tecnológica prestado por especialistas. São mais de dez temas que serão tratados nessa Clínica Tecnológica, entre eles há a produção de geléia, fecundação de rainhas, boas práticas, sanidade, polinização e meliponicultura.
Os interessados vão poder participar da rodada de negócios que está sendo organizada pelo Sebrae em Minas Gerais e pelo Sebrae Nacional. A idéia é criar oportunidades para que as empresas negociem seus produtos ou serviços e estabeleçam novas parcerias. Diversas empresas com potencial comprador já se inscreveram para participar da rodada. Durante o evento também acontecerão minicursos.
O coordenador nacional da Rede Apis/Sebrae, Reginaldo Resende, destaca que, após a suspensão do embargo europeu ao mel brasileiro, o principal debate do encontro vai girar em torno das estratégias e desafios para retomar a exportação para a Europa.
– Vamos refletir sobre os novos desafios e articular estratégias para a conquista de mercados. Os participantes também terão oportunidade de entrar em contato com as inovações para o setor, verificar novos equipamentos e materiais, assim como metodologias de boas práticas – diz Resende.
O presidente da Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), José Cunha, destaca que o encontro será um ótimo espaço para se discutir os gargalos que ainda existem.
– Vamos conversar sobre a implantação das boas práticas nos entrepostos e casas de mel e ainda as exigências que foram impostas pelo Ministério da Agricultura – conta.
Norma Técnica
O espaço do encontro será aproveitado para o lançamento oficial da primeira norma técnica para o setor de apicultura. A norma, elaborada pela Comissão de Estudo Especial Temporária da Cadeia Apícola, trata do Sistema de Produção no Campo, com especificação dos requisitos para instalação e manejo do apiário, coleta e transporte dos favos e extração do mel.
Números
A atividade apícola gera no Brasil 450 mil ocupações diretas no campo e 16 mil nas indústrias de processamento e de insumos, materiais e equipamentos apícolas. Hoje, são 350 mil apicultores brasileiros e o Brasil ocupa a 11ª posição no ranking mundial de produção de mel.
O balanço das exportações de mel nos primeiros quatro meses deste ano também é animador. De janeiro a abril, a receita das exportações foi de US$ 9,86 milhões, um crescimento de 73,5% na comparação com o mesmo período de 2007. As vendas somaram 4,83 mil toneladas, um aumento de 30,3% sobre 2007.
"Abelhas para a Humanidade: Produtividade, Qualidade e Meio Ambiente" é o tema do evento
Foto:
Moraes Neto, Agência Sebrae
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2026 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.