clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 19/05/2008 20h12min

Minc propõe saneamento ambiental e pede verba

Ministro do Meio Ambiente se queixou do contingenciamento de R$ 850 milhões para a pasta

O ministro indicado do Meio Ambiente, Carlos Minc, que almoçou nesta segunda-feira com sua antecessora, Marina Silva, no apartamento funcional dela, propôs um plano de saneamento ambiental que, em dez anos, amplie dos atuais 35% para 75% os domicílios atendidos por sistema de saneamento.

Ele destacou, porém, que os recursos para um plano dessa magnitude são insuficientes, defendendo, portanto, a ampliação das dotações do Ministério da Integração Nacional.

Minc, que será recebido nesta segunda pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto para acertar a posse, se queixou do contingenciamento de R$ 850 milhões das verbas do Ministério do Meio Ambiente, propondo sua liberação imediata.

Segundo ele, os recursos contingenciados são provenientes principalmente do uso da água por empresas de saneamento e de energia elétrica. Minc justificou sua proposta de colocar as Forças Armadas na proteção ambiental da Amazônia, dizendo que além da região regular o clima mundial, pode se transformar também num grande laboratório genético e, portanto, altamente estratégico para o país.

O futuro ministro do Meio Ambiente defendeu, igualmente, a ampliação da área de proteção ambiental da Mata Atlântica, destacando tratar-se do segundo maior bioma do mundo ameaçado. Anunciou que viajará à Alemanha no próximo dia 29 em busca de recursos para ampliar a defesa ambiental da Amazônia e da Mata Atlântica.

Convite

Carlos Minc atribuiu o convite do presidente Lula para o Ministério do Meio Ambiente ao seu trabalho na Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro e disse esperar do presidente da República o mesmo apoio que teve do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB).

— Se fui um bom secretário para o Lula ter me chamado, devo isso às condições de trabalho que me foram dadas pelo governador Sérgio Cabral — concluiu.

Agência Estado
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2026 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.