clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 11/05/2008 10h10min

Setor apícola ganha primeira norma técnica

A norma, que será publicada ainda neste mês, trata do sistema de produção no campo

A primeira norma técnica para o setor de apicultura já está pronta para ser publicada e estará disponível para aquisição ainda neste mês de maio. O documento, elaborado pela Comissão de Estudo Especial Temporária da Cadeia Apícola, trata do Sistema de Produção no Campo. Essa é uma grande conquista para o setor que sofreu recentemente com o embargo europeu aos produtos brasileiros.

A norma trata da produção de mel desde o apiário até a casa de mel. Há procedimentos para a instalação das colméias, manejo, extração do mel. Na norma os apicultores vão encontrar as boas práticas apícolas e seguindo-as terão como comprovar a qualidade do mel que produzem.

Aquisição da norma

Após a publicação, será possível fazer o uso formal da norma, a partir de sua compra no site da ABNT (www.abnt.org.br). Os produtores de pequenos empreendimentos rurais poderão comprar a norma pagando apenas 1/3 do seu valor. - Isso é por conta do convênio firmado entre Sebrae e ABNT para a aquisição de normas técnicas por micro e pequenas empresas. O Sebrae Nacional banca 1/3 do valor da norma e a ABNT deixa de recolher a mesma quantia-, explica a analista do Sebrae Nacional, Hulda Giesbrecht.

Durante a compra da norma, o produtor preenche um formulário e se identifica como micro e pequena empresa. A partir daí, já paga o preço reduzido para a aquisição. O valor da norma só será conhecido a partir de sua publicação, pois varia conforme o número de páginas de cada norma técnica.

Mercado

Francisco Oliveira, da ABNT, destaca que estar conforme a norma traz diferencial para o produto. -Com uma norma técnica pode-se seguir o caminho da gestão do processo, da rastreabilidade e do acesso a mercado-, destaca.

Normalização

Entre os objetivos do uso de normas estão economia, facilidade para troca de informação, segurança, proteção ao consumidor e eliminação de barreiras técnicas e comerciais. Com a utilização de normas técnicas, as empresas conseguem melhorar seus produtos e serviços, atrair novos consumidores, aumentar a competitividade, agregar credibilidade ao negócio e reduzir erros. Há também o aumento da chance de sucesso e mais facilidade para a exportação do produto.

SEBRAE
Marcos Porto / 

Apicultores terão como comprovar qualidade do mel
Foto:  Marcos Porto


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2026 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.