| 19/04/2008 09h10min
A Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participa de um projeto de pesquisa que resultará em um protótipo para gerenciamento na rastreabilidade de produtos agropecuários. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados em dezembro deste ano e apresentados em abril e julho de 2009, respectivamente, em Campo Grande (MS) e na Argentina.
O modelo reúne uma série de dispositivos eletrônicos que serão colocados em campo para coletar informações sobre o posicionamento do rebanho dentro das fazendas. O objetivo é acompanhar cada boi desde o nascimento até o abate num trabalho é associado às técnicas de manejo do produtor.
Informações sobre vacina, saúde, alimentação e condições ambientais do rebanho poderão ser agregadas ao sistema e analisadas. Os dados são georreferenciados, possibilitando análises individuais de cada animal na fazenda.
– O governo se beneficia, porque terá a possibilidade de obter informações no momento em que for cobrado pelo mercado, e ganha também o produtor, que poderá fazer uso dessa tecnologia para agregar valor ao seu rebanho – diz Marcos Visoli, um dos integrantes do grupo internacional responsável pela pesquisa.
O projeto é financiado pela Comunidade Européia e pelo governo do Canadá e está sendo desenvolvido em parceria por instituições francesas, canadenses e do Cone Sul. A Embrapa Monitoramento por Satélite, em Campinas (SP), coordena o projeto, que conta com a participação da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS).
EMBRAPAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2026 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.